Email Marketing: 10 Razões Para Sua Empresa Trabalhar Com Essa Estratégia

Na hora de decidir o que é melhor para a sua empresa as vezes bate aquela dúvida, não é? Mas quando o assunto é email marketing, por si só, essa sempre será uma boa estratégia.

Pode parecer meio presunçosa essa minha afirmação, no entanto, o email é realmente uma ferramenta muito efetiva da estratégia de email marketing e seus benefícios vão muito além de aumentar tráfego na internet.

Mas, se você ainda está em dúvida se essa é a melhor estratégia para os seus negócios, ou se não sabe bem que tipo de benefícios o email marketing vai trazer para a sua empresa, preparei uma lista com os 10 benefícios para a sua marca trabalhar com essa estratégia.

Confira com mais detalhes a seguir:

  1. Alcance significativo

Um estudo da Webshoppers mostrou que 90% das pessoas que possuem acesso à internet também usam contas de emails, sendo que 60% desse mesmo público acessa a conta de emails todos os dias.

Com base nessa informação, não faz sentido que você também use uma ferramenta de email para se comunicar?

Além disso, o estigma de que o email marketing só serve de spam, aos poucos dá lugar a uma nova fama que mostra realmente tudo que essa ferramenta pode oferecer aos negócios. Pois, quando você cria e trabalha com uma lista de clientes construída de maneira orgânica, não existe a situação em que o Lead (aquela pessoa que recebe o email marketing) está recebendo essa comunicação sem autorização ou interesse prévio.

O Lead que se inscrever para receber emails marketing da sua empresa realmente está interessado nas informações e promoções que você pode oferecer.

Além disso, com o email marketing você pode alcançar um grande número de pessoas sem precisar investir montantes de dinheiro em veículos de comunicação de massa ou até mesmo patrocínio nas redes sociais, que nem sempre são tão efetivos como o email marketing.

  1. Segmentação

O email marketing também permite que você faça uma segmentação detalhada do público que irá receber o seu conteúdo.

Como resultado, as pessoas irão considerar sua comunicação mais assertiva – o que melhora sua imagem e seus resultados também serão mais facilmente alcançados, afinal você irá fazer a comunicação ideal para o público que realmente tem interesse nesse tipo de conteúdo.

À frente também falaremos um pouco mais sobre o assunto, mas a segmentação permite que você faça campanha para venda de produtos, realize a comunicação de informações relevantes para o seu negócio e também crie campanhas de vendas mais efetivas.

  1. Personalização

Uma boa prática na hora de se relacionar com o seu cliente ou alguém com potencial de negócios, é manter a comunicação o mais pessoal possível, não é mesmo? Tratar a pessoa pelo nome, conhecer suas preferências e também hábitos, garante ao seu negócio maior possibilidade de diálogos com esses públicos.

Com o email marketing você consegue fazer justamente isso, pois faz toda diferença tratar a pessoa pelo nome e oferecer ofertas que sejam mais atrativas de acordo com o seu perfil, ainda por cima com um layout que seja considerado completamente amigável.

  1. Automação

Além de tudo, a automação torna todo o processo ainda mais fácil, prático e rápido para o seu negócio.

Pois com ela você consegue programar todos os disparos de email marketing de acordo com as respostas e métricas de campanhas anteriores ou até mesmo baseado nas respostas obtidas do seu público-alvo,

Para exemplificar, vamos supor que a sua audiência prefira saber sobre promoções sempre na segunda-feira na parte da tarde; com essa informação, você consegue programar o disparo do seu email marketing já com base nessa preferência, que no final pode alavancar, e muito, seus resultados.

  1. Teste A-B

Se você está se aventurando pelo universo do email marketing, saiba que os testes serão frequentes, pois existem diversas variáveis que podem testadas ser exploradas com o uso dessa ferramenta.

Estes testes ajudam no tópico anterior – o processo de automação, pois com esses resultados em mãos você consegue definir qual é o melhor caminho a seguir e se a estratégia desenhada surtirá o efeito desejado.

  1. Análise de métricas e ROI

“Tudo aquilo que não pode ser mensurado, não pode ser implementado”. Essa frase é uma grande premissa do marketing e que se faz presente nas grandes ações que envolvem também o marketing digital.

Por isso, todas as atividades e campanhas de email marketing podem e devem ser mensuradas para que assim o resultado das ações fique claro.

Caso o resultado esteja abaixo do esperado, o uso da análise permite identificar o ponto das falhas e assim corrigir o processo.

Já se a análise de métricas identificar que o resultado foi positivo, é possível identificar quais foram os pontos de sucesso e assim aplicar nas demais campanhas e até mesmo nas automações (aquelas que já mencionei por aqui).

Algumas das métricas mais importantes para a análise de resultado do email marketing são:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de entrega;
  • Número de cliques;
  • Número de descadastramento;
  • Marcações de SPAM.

Agora você quer saber o que essas ações em conjuntos com as demais estratégias de marketing podem proporcionar ao seu negócio? Confira:

  1. Aumento das vendas

Usar o email marketing como ferramenta de comunicação com os públicos de interesse da sua empresa também te ajuda no aumento das vendas.

Como por exemplo, imagine que você envia um email marketing com as novidades do seu negócio e do seu setor (email marketing tipo newsletter) e seu cliente se interesse e te responde com um pedido de orçamento?

O que o email marketing faz é criar a lembrança de que seu negócio existe e é relevante para o seu Lead. Pois muitas vezes você já possui uma boa lista de contatos construída, no entanto, não trabalha uma comunicação efetiva com esse público e eles acabam esquecidos no lugar de gerar novas oportunidades para o seu negócio.

  1. Fidelização e fomento de relacionamento

Essas também são grandes vantagens do email marketing, pois ele permite que você estabeleça um canal de diálogo com a sua audiência.

Desse diálogo, nasce o relacionamento que fideliza a sua base de clientes e faz com que terceiros conheçam a sua marca por meio dos seus clientes, que estarão mais satisfeitos com o negócio.

Mesmo que seu negócio não seja diretamente com o consumidor e sim com as empresas (negócios chamados B2B), esta técnica te ajuda a criar pontos e fazer com que os clientes sempre retornem quando precisarem dos seus serviços.

  1. Redução de custos e investimentos em marketing

Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas essa redução de custos tem uma razão simples e muito transparente: a assertividade.

Quando a comunicação com o Lead é estabelecida e cada vez mais surte resultados efetivos, fica claro que os custos destinados a ações de marketing serão apenas na manutenção desse relacionamento, acrescido de algumas ações pontuais.

Bem diferente daquelas milhares de ações promovidas que muitas vezes não apresentam os resultados necessários e ainda custam uma fortuna para a sua empresa.

Ações de email marketing não são caras e podem se sustentar a longo prazo com o investimento inicial e ainda oferece resultados mais assertivos que as demais ações.

  1. Sazonalidade

Existem diversas tendências do mundo atual que ganham fama de maneira meteórica e com essa mesma velocidade desaparecem do mercado.

O mesmo acontece no mundo corporativo, por isso, as empresas precisam ficar muito atentas onde investem com as ações de marketing e o quanto esse investimento é sustentável, a longo prazo.

Um ótimo exemplo para este assunto são as redes sociais, por exemplo, que amanhã podem sair dos holofotes, perderem drasticamente a audiência que possui hoje e com isso levar consigo todos os investimentos das empresas em campanhas e anúncios.

Por isso, na hora de escolher onde colocar o seu dinheiro e desenvolver ações de marketing, faça um estudo de quais se mantém com efetividade no médio e longo prazo – tempo médio para se justificar os investimentos realizados.

Nesse contexto, o email marketing oferece uma solução eficiente e não é vítima da sazonalidade dos demais canais devido ao uso solidificado da ferramenta por muitas pessoas ao redor do mundo.

Conclusão

Quer relembrar quais são as dez vantagens de usar a técnica de email marketing a favor dos seus negócios? Aqui vai:

  1. Um estudo da Webshoppers mostrou que 90% das pessoas que possuem acesso à internet também usam contas de emails, sendo que 60% desse mesmo público acessa a conta de emails todos os dias.
  2.  O email marketing também permite que você faça uma segmentação detalhada do público que irá receber o seu conteúdo.
  3. Com o email marketing você consegue enviar conteúdos personalizados usando o nome e informações do Lead;
  4. Além de tudo, a automação torna todo o processo ainda mais fácil, prático e rápido para o seu negócio.
  5. Se vocês está se aventurando pelo universo do email marketing, saiba que os testes serão frequentes.
  6. “Tudo aquilo que não pode ser mensurado, não pode ser implementado”. Essa frase é uma grande premissa do marketing e se faz presente nas grandes ações que envolvem também o marketing digital.
  7. Usar o email marketing como ferramenta de comunicação com os públicos de interesse da sua empresa também te ajuda no aumento das vendas.
  8. Umas das grandes vantagens do email marketing é que ele permite que você estabeleça um canal de diálogo com a sua audiência.
  9. A redução de custos tem uma razão simples e muito transparente: a assertividade.
  10. O email marketing oferece uma solução eficiente e não é vítima da sazonalidade dos demais canais, devido ao uso solidificado da ferramenta por muitas pessoas ao redor do mundo.[NOTA: Para aplicar as estratégias de e-mail marketing no seu negócio, você precisa de uma plataforma que atenda todas as suas necessidades. Comece o seu teste gratuito com a nossa ferramenta de email marketing agora mesmo clicando aqui.]

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