11 Passos Essenciais Para Ter Uma Boa Linha De Assunto

A partir do momento que o seu e-mail aparece na caixa de entrada do assinante, o primeiro item a ser observado por ele é a linha de assunto. Portanto, ela é extremamente importante.

Ela serve para informar ao leitor o conteúdo do e-mail, despertando nele o interesse em abrir o e-mail.

Assim, existem vários fatores que devem ser observados para escrever uma linha de assunto capaz de despertar o interesse do destinatário do e-mail.

Alguns profissionais, por exemplo, com objetivo deixar o e-mail mais descontraído, utilizam emojis como 😍 ou 🍕 na sua linha de assunto.

Este artigo foi escrito para te passar algumas dicas a respeito da linha de assunto e como torna-la mais eficaz.

Passo 01 – Linha de assunto

A linha de assunto precisa chamar atenção do destinatário, para convencê-lo a abrir o e-mail que acaba de chegar em sua caixa de entrada.

Uma boa linha de assunto pode diminuir ou aumentar a eficiência do e-mail, por isso é interessante gastar um tempo criando um e-mail que chame a atenção do lead ou cliente. Além disso, é fundamental chegar ao ponto, criando senso de urgência.

De acordo com um estudo realizado pela Convince & Convert, 35% das pessoas abrem um e-mail por causa da linha de assunto. Esse número pode variar conforme a base de dados e amostragem. Prova disso é que a HubSpot em 2012, por meio de outra pesquisa, descobriu que esse número pode chegar a 47%.

Seja como for, já deve ter ficado claro que a linha de assunto é um ponto a ser considerado dentro de cada e-mail marketing enviado em sua campanha.

Passo 02 – Escolha o emoji certo para utilizar na linha de assunto

Ainda que você queira transmitir um e-mail com um conteúdo sério, você pode utilizar um emoji na linha de assunto para minimizar ou maximizar o impacto proporcionado pelo conteúdo do e-mail.

A Experian, apresentou um relatório, que aponto que 6% das marcas que usam emoji na linha de assunto do e-mail tiveram uma taxa de abertura mais alta.

Além disso, existem mais de 2.000 emoji reconhecidos, que abrangem uma infinidade de situações. Em se tratado de marketing por e-mail você pode utilizar o emoji para transmitir emoções ou indicar ações, usando sua criatividade para isso.

Mas tome cuidado, evite enviar e-mail utilizando qualquer emoji em sua linha de assunto. Vale a pena escolher um emoji mais adequado à emoção que você deseja despertar no assinante.

Passo 03 – Emoji pode tornar seu e-mail mais relevante

Já disse em outra oportunidade que ter um e-mail que seja considerado relevante pelos assinantes é essencial para o sucesso da sua campanha de marketing por e-mail.

Ter um conteúdo que seja considerado relevante pelos assinantes é um objetivo perseguido por profissionais de marketing por e-mail.

Neste contexto, utilizar um emoji na sua linha de assunto pode aumentar a relevância do e-mail. O emoji funciona bem quando é trabalhado em conjunto com uma linha de assunto bem desenvolvida.

Passo 04 – Utilize o emoji após as palavras-chaves   

Coloque um emoji relacionado a sua linha de assunto após as palavras-chave para impactar o leitor.

Não recomendo adicionar o emoji antes da palavra-chave, isso pode tornar a leitura da sua linha de assunto desconfortável e confusa. Colocar o emoji após a palavra-chave faz com que a linha do assunto seja lida com muito mais facilidade.

Passo 05 – Conte uma história com emojis

Através de uma sequência de emojis você pode contar uma pequena história, dentro de um texto curto.

Mesmo assim, você deve ter em mente que quando você utiliza vários emojis no mesmo e-mail pode ser que nem todos apareçam. Portanto, é fundamental utilizar um texto pequeno.

Por fim, ressalto que você pode utilizar o emoji na linha de assunto e no corpo do e-mail.

Passo 06 – Use emoji com cuidado

Selecionar os emoticons adequados para integrar a sua linha de assunto pode fazer com que ela seja considerada divertida e adicionar um pouco de entusiasmo ao e-mail.

Na verdade, Jess Nelson do Email Marketing Daily relata que “o uso de emojis em mensagens móveis e de e-mail marketing aumentou 775% ano a ano” e “mensagens de e-mail contendo emojis saltaram mais de 7.000% nos últimos meses e emoji o uso em mensagens de marketing mostrou um aumento estável de 20% mês a mês em 2016.

Outro ponto a ser lembrando é que suas linhas de assunto devem ser responsivas a dispositivos móveis, bem como compatíveis com diferentes sistemas operacionais.

Caso você utilize um emoji nesta linha de assunto, deve testá-lo para ver como este emoji será visualizado em diferentes plataformas de e-mail e em diferentes sistemas operacionais.

Passo 07 – Linhas de assunto de teste

Para saber se sua linha de assunto está funcionando, nada melhor do que testá-la. Isso pode ser feito manualmente ou através de uma ferramenta de automação, a que sugeri.

Envie e-mails para sua lista de assinantes com pequenas alterações na linha de assunto, utilizando diferentes emojis para se comunicar com eles.

Veja quais linhas de assunto associadas aos emojis utilizados forneceram os melhores resultados. Os profissionais de marketing chamam estes testes de “testes A/B”.

Passo 08- Evite usar o Caps Lock

Evite utilizar o caps lock na sua linha de assunto. Provavelmente você já deve ter recebido na sua caixa de entrada o seguinte e-mail ou algo parecido com isso: GANHE 40% DE DESCONTO NA SUA PRÓXIMA COMPRA!!!

Caso você utilize e-mails com um alinha de assunto parecida com esta, saiba que a impressão que o assinante vai ter é que você está gritando com ele, isso pode ter um impacto negativo no desempenho do seu e-mail.

A chance do seu e-mail ser ignorado, excluído ou denunciado como spam é alta. Então, para evitar que este mal recaia sobre você, evite ao máximo utilizar frases escritas em caps lock.

Passo 09 – Tente não ser considerado um spam

Assim como você deve evitar escrever uma linha de assunto inteira em caps lock, evite usar pontuação de modo excessivo na linha de assunto.

Na linha de assunto você terá um espaço muito curto para tratar de qualquer assunto e vários pontos de exclamação nela podem aparecer um spam. Além disso, caracteres especiais como *% & # e ^ são conhecidos por acionar filtros de spam, então use-os com moderação também.

Utilizar as palavras certas para a sua linha de assunto pode ser difícil, especialmente com os sofisticados filtros de spam de hoje. Mas, você não deve parar de buscar utilizar meios de evitar com que seu e-mail seja considerado um spam.

Passo 10 – Desperte sensações em seu leitor

Os emoticons são uma espécie de emoji que usam rostos estilizados para transmitir emoção. Além disso, podem ser usados ​​para deixar claro o tom do seu e-mail. Assim, você pode utilizar um emoji para cada tipo de linha de assunto. Transmitindo:

  1.    Urgência;
  2.    Utilidade;
  3.    Sensação de ser único;
  4.    Especificidade.

Urgência refere-se à escassez. Para transmitir esta ideia você precisa despertar uma sensação no destinatário de que ele não só tem que ler o e-mail, mas tem que fazê-lo naquele momento.

Com relação a utilidade do e-mail você deve dar algo de valor para o assinante, mas veja bem, é algo que tenha vale para ele e não para você.  Por exemplo: caso queira que o usuário abra o e-mail você deve oferecer algo em troca.

Agora, isso não precisa ser um desconto ou mesmo um produto, você não está vendendo sua mercadoria aqui, mas o próprio e-mail.

Transmitir no destinatário do e-mail que aquele conteúdo que ele recebe é único pode ser um diferencial. Isso pode ser obtido através de emojis.

Ser único significa que você deve tentar ser diferente das outras dezenas de boletins informativos e mensagens indesejadas que um usuário médio recebe por dia.

Seja específico, isso pode significar duas coisas.  A primeira diz respeito a personalização, que você deve usar com muito cuidado. Já a segunda é ainda mais importante: você deve comunicar ao destinatário o conteúdo do seu e-mail.

Passo 11 – cuidado com erros de ortografia ou gramática

Mesmo que você venha a utilizar emojis, você deve evitar que sua linha de assunto apresente erros de digitação, ortografia ou gramática, pois podem prejudicas suas taxas de abertura.

Os e-mails são uma oportunidade para estabelecer sua marca como uma fonte útil de informações. Linhas de assunto com erros de ortografia ou sintaxe causam uma má primeira impressão e prejudicam sua capacidade de estabelecer confiança com seus assinantes.

Conclusão

A linha de assunto, normalmente, é a primeira impressão que o destinatário do e-mail vai ter dos eu e-mail, portanto vale a pena gastar um bom tempo para deixa-la adequara ao seu público.

Neste artigo expomos algumas regras básicas para que você possa melhorar a sua linha de assunto, utilizando emojis, por exemplo. Por óbvio, existem outros meios para que a sua linha de assunto seja eficaz.

Aqui expliquei para sobre a necessidade de se escolher o emoji certo, utilizá-los para tornar sua linha de assunto relevante, coloca-los após as palavras-chave, contar histórias por meio deles, tomar alguns cuidados, realizar testes, evitar utilizar o caps lock em toda linha de assunto e muito mais.

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