5 Etapas Para Escrever Uma Sequência de Acompanhamento de E-Mail

A maior parte dos profissionais de marketing por e-mail o reconhecem que como uma das melhores estratégias para obter conversão, aquisição e retenção de clientes.

Para executar uma boa campanha de marketing por e-mail você precisará de persistência e atenção a alguns detalhes. Além disso, será necessário saber quando enviar uma mensagem e aproveitar todas as oportunidades que surgirem ao longo da campanha.

Quando se inscreve na sua lista ou adquire algum produto ou serviço, te fornecendo o e-mail, você deve programar uma sequência automatizada de e-mails para se comunicar com esta pessoa.

Caso você não tenha prática em elaborar uma sequência de e-mail, este artigo foi escrito especialmente para você. Pois, separamos um passo a passo para elaborar uma sequência que tem por objetivo acompanhar o seu lead por meio do e-mail.

Entendendo o que é uma sequência de e-mail

Uma sequência de acompanhamento por e-mail se baseia em um gatilho (ação) praticado pelo seu ou lead que desencadeia uma série de e-mails, a fim de se comunicar diretamente com o usuário.

Essa prática, quando automatizada e bem utilizada, pode melhorar o seu relacionamento com seus clientes, potenciais clientes e, por fim, aumentar as vendas geradas pela sua campanha de marketing por e-mail.

Para que seja possível estabelecer uma sequência de marketing por e-mail, pode ser interessante utilizar um modelo pré-determinado, caso ainda não tenha experiência, mas será necessário dar um toque pessoal para que o modelo se adeque ao seu produto ou serviço.

Além disso, você precisará ter frequência. Sendo que esta irá variar de acordo com seu público alvo, que deve ser estudado previamente, através da coleta de informações a respeito dele. Neste momento quanto mais informação você acumular, provavelmente, melhores serão seus resultados obtidos em suas campanhas.

Antes de enviar o primeiro e-mail

Deve estar ansioso para seguir o passo a passo que elaborei para você, mas calma, antes preciso tratar de alguns assuntos.

Normalmente uma sequência de acompanhamento por e-mail ocorrerá após a pessoa lhe fornecer seu e-mail e, a partir daí ingressando na sua lista. Neste momento, quando alguém fornece seu e-mail gratuitamente é uma ótima oportunidade para realizar um upselling.

O upselling é uma estratégia que dá ênfase em melhorar a experiência do seu cliente. Essa estratégia se baseia em dar uma espécie de melhora na aquisição, oferecendo uma versão mais completa ou adequada em relação à oferta anterior ou depois de ser adquirida.

Um ótimo exemplo de upselling acontece quando um cliente, em uma loja virtual, está prestes a comprar um HD externo de 500gb por um valor e você oferece a ele um modelo de 1tb por um preço mais que vale mais a pena para o consumidor.

Por fim, não há necessidade de esperar um prazo determinado para oferecer alguma coisa ao seu lead. Inclusive, alguns estudos apontam que após se inscrever em um site ou em uma lista de e-mail as primeiras 48 horas o cliente está mais engajado e receptivo à sua oferta.

Primeira etapa: enviando o primeiro e-mail

Enviar o primeiro e-mail da série pode parecer difícil, mas não o é.

A partir da inscrição de um novo assinante na sua lista e-mail você pode encaminhar um e-mail de boas-vindas, onde você vai agradecer o lead por ter se inscrevido e de forma geral apresentar uma proposta de valor.

Logo em seguida, você encaminhará um outro e-mail de confirmação informando o lead e o questionando se quer ser um assinante. Além disso, neste e-mail você colocará um passo a passo para que ele possa se tornar um assinante, tendo em vista que alguns leads podem não estar habituados a ser assinantes de algum site.

Após, você pode enviar um novo e-mail com um link para sua página na web, onde ele receberá o que foi prometido, seja um e-Book, um arquivo em pdf ou qualquer outro benefício que você tenha prometido.

Caso o usuário tenha feito alguma compra, antes mesmo do envio dos e-mails, deixe pronto um e-mail agradecendo a compra.

Segunda etapa: mantenha-se na mente do seu lead

Já recebeu algum e-mail e se perguntou, afinal porque estou recebendo este e-mail? Após esta pergunta, provavelmente, você excluirá o e-mail ou cancelará sua inscrição.

Para evitar isto, e continuar a manter um bom relacionamento com seu lead, você enviará um e-mail, algum tempo depois da segunda etapa, lembrando o lead a respeito de quem você é e qual o motivo que o levou a se inscrever na sua lista.

Você pode ir ainda mais longe, questionando se ele está satisfeito com os e-mails que está respondendo.

Terceira etapa: 5 dicas para agregar valor do seu lead

Agora é a hora de agregar valor ao lead, você pode enviar para ele estudos de caso, histórias de sucesso, testemunhos, referências e conteúdo que seja relevante.

1- Estudo de caso

O envio de estudo de caso é uma ótima maneira de prender a atenção do lead, demonstrar valor, estabelecer diferenciação, reduzir riscos e, por último mas não menos importante, demonstrar que o seu produto resolveu algum problema específico do seu cliente.

Vários profissionais de marketing por e-mail conseguiram aumentar suas vendas após enviarem estudos de casos para seus clientes.

Um dos exemplos mais conhecidos foi Neil Patel, co-fundador da KISSmetrics e Crazy Egg, que aumentou suas vendas em 70%, após incluir estudos de casos em seus e-mails.

2- Histórias de sucesso

Quem nunca ouviu uma ótima história a respeito de uma pessoa e não se encantou imediatamente pela história e pela pessoa?

Bom, um outro tipo de conteúdo de e-mail interessante é o envio de histórias de sucesso, onde você apresentará experiências bens sucedidas de um cliente que confiou em seus produtos ou serviços e teve seu problema solucionado.

Nas histórias de sucesso, você não precisará ser minucioso, apresente apenas informações suficientes para despertar o interesse do seu lead.

Além disso, histórias são uma ótima maneira de superar objeções. As objeções são obstáculos encontrados ao longo do processo de vendas.

3- Depoimentos

Nada melhor do que pessoas falando para outras pessoas sobre algo de forma positiva. Neste contexto os depoimentos podem alavancar as vendas de sua campanha de marketing por e-mail.

Acaba por ser um tipo de conteúdo que pode ser abordado na terceira etapa, que são referências ou impressões do seu cliente a respeito dos seus produtos e serviços.

Elas podem gerar um impacto estrondoso sem sua campanha de marketing por e-mail, permitindo que você construa uma relação de confiança com o lead, facilitando a venda de produtos ou serviços.

4- Referências

Utilizar pessoas conhecidas pelo seu público-alvo como referência para sua marca é uma estratégia antiga, utilizada em vários comerciais de televisão, outdoors ou até mesmo em anúncios no rádio.

Quando pensamos em marketing por e-mail, é possível utilizar referências para aumentar sua autoridade ou a receptividade do seu produto ou serviço pelo seu público-alvo.

Aliás, utilizar referências pode aumentar em 50% o tempo médio de aquisição de clientes. Isso implica em ter novos negócios em menos tempo.

5- Conteúdos relevantes

A chave para o sucesso no marketing por e-mail é criar conteúdo relevante para o seu público-alvo. É claro eu produzir conteúdo de qualidade pode não ser uma tarefa fácil, mas é essencial.

Assim, busque sempre entender qual é o perfil do seu público-alvo, para que você possa produzir um conteúdo compatível e relevante.

Quarta etapa: hora de repetir a etapa anterior

Você deve ter percebido que as sugestões da etapa 3 não serão encaminhadas de uma só vez, na quarta etapa você vai trabalhar novamente com uma dessas hipóteses.

Assim, você poderá realizar estudo de caso, história de sucesso, depoimento, referência e conteúdo relevante.

Quinta etapa: ofereça outro produto ou serviço

Antes de falar da quinta etapa eu preciso te dar um aviso: não se esqueça de utilizar uma ótima ferramenta de automação de e-mail, pois do contrário, será uma tarefa impossível ter de escrever cada um dos e-mails manualmente.

Neste momento, você pode focar na venda do seu produto principal, se você tem interesse em vender o produto x y ou z então apresente o produto x y ou z. Mas tome cuidado.

Tente abordar na quinta etapa as vantagens e os benefícios que o lead vai obter ao adquirir seu produto.

Caso você tenha outro produto pode apresenta-lo ao lead, já que a sequências de e-mail é utilizada para incentivar ações específicas. Dependendo do seu mercado, você pode repetir a mesma oferta novamente em 6 semanas.

Conclusão

A sequência de acompanhamento por e-mail se baseia em um conjunto de e-mails automatizados que serão disparados a partir de determinadas ações do seu lead.

Essa sequência garante uma interação maior entre sua empresa e o seu público, podendo alavancar as vendas da sua campanha de e-mail marketing.

Antes de enviar começar a trabalhar com sequência de acompanhamento por e-mail, é interessante se atentar para alguns pontos. Quando você for implementar uma sequência de acompanhamento de e-mail é fundamental que você siga as 5 etapas apresentadas no texto.

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