7 Maneiras de Melhorar Sua Taxa de Conversão no E-Mail Marketing

O usuário comum recebe inúmeros e-mails todos os dias. Neste contexto, o marketing por e-mail pode ser uma ótima maneira de se relacionar com potenciais clientes e gerar vendas.

Embora seja importante se relacionar com potenciais clientes, o seu objetivo final é ganhar dinheiro e para isso aumentar suas taxas de conversão é fundamental.

Na verdade, uma boa taxa de conversão propícia um bom volume de vendas. Tendo isso em vista, preparei este artigo a fim passar algumas informações valiosas sobre como melhorar a taxa de conversão do seu e-mail marketing.

 Conheça seu público, segmente sua lista e direcione seus e-mails

Provavelmente você já deve ter recebido um e-mail em sua caixa de entrada e ficado com a seguinte impressão “nossa, esse e-mail não tem nada a ver comigo”. Saiba que isso não é uma situação extraordinária, na verdade é o que mais acontece.

Segmentar sua lista de e-mail pode evitar que essa impressão fique enraizada na cabeça do assinante.

Por outro lado, não segmentar sua lista de e-mail pode ser um erro terrível. Pois, qualquer e-mail enviado pode ser direcionado para toda a sua lista de assinantes.

Na verdade, o ideal é direcionar os e-mails enviados aos membros da sua lista conforme a segmentação. Pois do contrário, a falta de direcionamento pode afetar de forma negativa a sua taxa de conversão do seu e-mail marketing.

Segmentar uma lista, apesar de não ser uma tarefa difícil, consiste em separar com base em critérios grupos e subgrupos de uma lista mais abrangente de e-mails.

A segmentação pressupõe o conhecimento do seu público-alvo, uma visão clara do perfil dos seus assinantes, de modo a te permitir, o mais claro possível, direcionar e-mail para uma parte específica de sua lista.

Imagine um e-commerce que trabalhe com venda de roupas, por exemplo, caso disponha de vários e-mails de pessoas que já adquiriram ou que pretendem adquirir seu produto, provavelmente ele não vai se comunicar com todos os membros da lista do mesmo modo.

Pois, ainda que todas essas pessoas tenham fornecido seu e-mail para o e-commerce, cada uma delas tem preferência por artigos diferentes, a depender da ideia, classe social, região, etc.

Conhecer o público-alvo, segmentar a lista de e-mail marketing é um passo importante para aumentar a taxa de conversão da sua campanha de marketing por e-mail.

Portanto, quando for disparar uma campanha de marketing por e-mail, caso queira uma taxa de conversão maior, direcione seus e-mails aos membros da sua lista, conforme a segmentação realizada previamente.

Personalize o conteúdo de acordo com seu público-alvo

Se houvesse um mantra a ser mentalizado por qualquer pessoa que queira começar ou já trabalha com marketing por e-mail ele seria o seguinte: personalize, personalize, personalize.

Ter um conteúdo, personalizado quer dizer que ele agrega valor aso assinante, fornecendo algo que seja do seu interesse, podendo aumentar a taxa de conversão da sua campanha de marketing por e-mail.

Isso pode soar estranho, tendo em vista que grande parte da execução das campanhas de marketing por e-mail são realizadas por meio de ferramentas de automação. Mas, saiba que não o é, personalizar é fundamental.

Caso queira alcançar uma linguagem mais pessoal com o assinante, você pode utilizar palavras como “você”, “seu”, “sua”, escrever da maneira como se fala, utilizando parágrafos curtos e diretos.

Recomendo que em datas especiais envie e-mails oferecendo cupons de desconto ou alguma oferta imperdível. Por exemplo: enviar um cupom de desconto no dia do aniversário do cliente ou lead.

Um estudo realizado em 2013, apontou que os e-mails personalizados têm uma taxa de abertura 29% e uma taxa de cliques 41% do que os e-mails não personalizados.

Além do mais, personalizar demonstra cuidado, intenção de construir um relacionamento sólido, que pode proporcionar uma taxa de conversão maior.

Crie campanhas de email otimizadas para dispositivos móveis

Grande parte dos usuários acessam seu e-mail através de dispositivos móveis.

Utilizar uma plataforma de e-mail responsiva e ter um e-mail que seja compatível com dispositivos móveis é essencial para manter aumentar sua taxa de conversão.

Caso você ainda tenha o cuidado de disponibilizar ao seu assinante um e-mail responsivo a dispositivos, certamente você estará abrindo mão de uma parcela da taxa de conversão do seu e-mail marketing.

A fim de auxiliá-lo a otimizar sua campanha de marketing por e-mail para dispositivos móveis, profissionais de marketing indicam que você deve se atentar a alguns detalhes, tais como:

  1.    Crie uma linha de assunto utilizando 30 a 35 caracteres, facilitando a visualização em smartphones;
  2.    Divida o texto, facilitando a leitura dos assinantes;
  3.    Use um layout agradável;
  4.    Use fontes maiores facilitando a leitura;
  5.    Faça seus links visíveis e clicáveis;
  6.    Elabore um bom CTA no e-mail;
  7.    A depender do tipo de e-mail evite utilizar muitas imagens.

Além disso, você deve testar cada campanha de marketing por e-mail, para que seja possível, diante dos resultados obtidos com as campanhas anteriores, obter mais e melhores resultados.

E-mails de boas-vindas

Uma informação relevante quando se fala em e-mail de boas-vindas é a primeira mensagem enviada ao assinante, após ele ter ingressado em sua lista.

Estima-se que que consumidores que recebem e-mails de boas-vindas têm 33% mais chances de se envolver com a marca que os enviou. Sendo, portanto, uma ótima oportunidade para aumentar a taxa de conversão da campanha.

Inclusive, no próprio e-mail de boas-vindas, você pode oferecer algum produto, utilizando uma técnica de upsell. Isso é uma prática muito comum em empresas de e-commerce.

Não se esqueça de utilizar call to action

O termo call to action, chamada para ação, também representada pela sigla CTA, encerra o motivo pelo qual você encaminha o e-mail ao assinante, pois indica a ação que você espera que ele tome ao entrar em contato com o e-mail.

Acredito que o CTA é a principal parte da campanha, já que busca, por meio da indicação de uma ação ao assinante, fazer com que ele adquira um produto, serviço ou tome alguma ação indicada no próprio CTA.

Quando for escrever um e-mail marketing, não utilize apenas um botão para indicar a ação que deve ser praticada pelo assinante. O que deve ser abordado na CTA é o motivo pelo qual ele vai clicar nela.

Vale ressaltar, a utilizar ou não uma CTA pode afetar diretamente a taxa de conversão do seu e-mail marketing.

Construa uma relação de confiança por meio de conteúdo e planejamento

A maioria das vendas realizadas por meio de e-mail marketing não são realizadas no primeiro e-mail, por isso é importante utilizar ferramentas de automação.

Eu não adquiro um produto ou serviço, normalmente, no primeiro contato com a empresa, acredito que com você deva ser assim e com o seu cliente ou potencial cliente também.

Os leads só se transformam em vendas, a não ser que precise ou tenha muita vontade de adquirir um produto, realiza uma compra no primeiro contato com uma empresa por meio de cuidado e atenção.

Para isso você pode realizar um planejamento, decidindo como e em quais momentos você vai nutrir o lead com conteúdo, que além de personalizado tenha relevância direta para ele.

O ideal é que o seu planejamento inclua um plano para lidar com os leads, preparando-os para ingressar na jornada de compra. Um bom planejamento pode, permite que você crie uma relação mais próxima com o lead, podendo gerar mais vendas.

E, como você sabe, vender é o principal motivo pelo qual você quer executar uma campanha de marketing por e-mail.

Dê atenção aos carrinhos de compras abandonados

Este item poderia ter sido escrito no item 1, quando tratei a respeito da segmentação, pois é fundamental tratar os leads que abandonaram o carrinho de forma diferente, já que estas pessoas, a pouco tempo estavam a um passo de fazerem parte da sua taxa de conversão.

Clientes que abandonaram o carrinho representam uma grande oportunidade para serem convertidos através de e-mail, principalmente se pensarmos em uma estratégia de upsell.

Por exemplo:

  1.    O cliente x ao entrar na sua loja virtual, que vende dispositivos eletrônicos, colocou no carrinho uma memória RAM de 4 GB pelo valor de R$ 194,40, mas não finalizou a compra;
  2.    Diante dessa informação, você aproveita e envia um e-mail oferecendo um produto de qualidade superior, no caso uma outra memória RAM de 8 GB por R$ 340,0.

É claro que se trata apenas de um exemplo, mas que é perfeitamente aplicável. Inclusive, essa é uma das principais estratégias utilizadas por empresas de e-commerce.

Conclusão

A taxa de conversão é muito importante para o sucesso da sua campanha de marketing por e-mail, pois representa o aspecto mais importante que são as vendas. Ela pode ser afetada por diversos fatores.

Conhecer seu público-alvo, segmentar a lista de e-mails e direcionar conteúdo específico, por meio de ferramentas de automação, podem te ajudar no aumento das vendas.

Personalizar seu e-mail marketing, utilizar bem o e-mail de boas-vindas criar campanhas otimizadas para dispositivos móveis, utilizar CTA, construir uma relação de confiança e não se esquecer dos carrinhos de compras abandonados, também podem ser consideradas boas práticas.

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