7 Métricas Importantes Para Suas Estratégia de E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade e que sem dúvidas se encaixa em uma das mais eficazes. Mas como podemos saber que isso realmente é verdade? A comprovação destes dados se dar pela as métricas. Mas quais são estas métricas de e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias que cria um engajamento maior com seus clientes, e através dela você manterá todos eles informado sobre os seus conteúdos, produtos e serviços.

Porém todos esses benefícios que foram descritos precisam ser acompanhados e monitorados. É por isso que vamos abordar sobre esse assunto de métricas de e-mail marketing.

O que você irá ler neste artigo?

O que é E-mail Marketing?

O E-mail Marketing, além de ser uma opção de publicidade on-line rentável e econômica, é uma ferramenta fundamental para você que deseja desenvolver seu negócio. Essa estratégia tem se tornado cada vez mais eficiente no mundo do marketing digital.

Uma vez que, o custo dessa estratégia é mínima, apresentando o menor custo dentre as ferramentas de marketing digital, sem falar que o e-mail marketing mantém uma relação com seus contatos de forma direta, e um relacionamento bilateral.

Em outras palavras, o E-mail Marketing é, todo E-mail que é enviado de uma empresa para os seus clientes, ou potenciais clientes, com o propósito de alcançar a venda.

O que é e para que serve as Métricas de E-mail Marketing?

A métrica serve para garantir a eficácia de todo seu processo, até porque não adianta somente criar toda a campanha, mas é necessário que você possa monitorá-la.

Resumindo as métricas de e-mails marketing é o mecanismo que disponibilizará para você todos os dados, desde a taxa abertura até a ação final que se deseja com o envio dos e-mails (Taxa de Conversão).

Em outras palavras, disponibilizando para você a opção de monitorar cada passo de toda a sua campanha.

Quais São as Métricas de E-mails Marketing?

1. Taxas de Abertura:

As taxas de aberturas é justamente os usuários que receberam seus e-mails e abriram.

Esta Taxa de Abertura é voltada mais ao Título/Assunto que você manda no e-mail. As pessoas não abrem qualquer tipo de e-mail, na verdade eles abrem somente aqueles que lhe interessam. Então para isso você deverá investir pesado no assunto do seu e-mail e no conteúdo.

2. Taxa de Crescimento Base:

É a medida para analisar o quanto sua base de e-mails tem evoluído, diminuindo os opt-outs e os rejeitados.

Taxas de crescimento geralmente apresentam pequenas agressividades em sua campanha de e-mail. Mas é necessário que você ofereça questionários para seus clientes para que eles deixem seus dados de inscrição.

3. Taxa de Rejeição:

Esta taxa de rejeição é o percentual dos e-mails que enviaram e que por algum motivo não chegou ao seu destino, por várias razões.

Neste caso existem dois problemas que aumenta essa taxa de rejeição, um deles é o problema que acontece temporariamente nas caixas de entradas. Já o outro se dar quando os e-mails estão errados ou desativados.

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Quando isso acontecer nossa dica para você é que faça uma higienização de toda a sua lista para que isso não possa impactar na Taxa de Rejeição.

4. Taxa de Entrega:

A taxa de entrega é justamente os e-mails que foram enviados que chegaram, subtraídos por aqueles que não tiveram êxito.

Você precisará se atentar na porcentagem desta taxa para que isso não possa comprometer sua campanha por e-mail marketing.

Veja que se a porcentagem for menor do que 95% se torna preocupante, e você deverá tomar atitudes. Como a higienização de sua base de dados, a formatação dos e-mails.

Tome muito cuidado em relação a alguns termos para que seus e-mails não possam ser encaminhados via SPAM. Isso é sem dúvidas prejudicial a sua campanha.

5. Taxa de Clique:

A taxa de clique é por sua vez uma das mais fáceis de ser atendidas. O resultado é proporção de pessoas que recebeu seu e-mail e clicou em algum link que foi enviado no corpo do e-mail.

De todas as taxas é uma das mais importantes a ser verificadas nas campanhas por e-mail marketing. E por esses resultados obtidos através da taxa, você poderá analisar o quanto os seus e-mails e suas campanhas estão sendo atrativos.

Lembre-se que esta taxa sempre poderá ser maior. Crie chamadas para ação para que seu cliente ao abrir o e-mail entenda claramente que esperamos dele o click. Gerando sempre uma expectativa no usuário no que vai ser encontrado após o click.

6. Taxa de Compartilhamento:

A taxa de compartilhamento é a porcentagem de pessoas que clicaram em widgets sociais ou no link de algum compartilhamento.

Veja neste caso que pessoas só compartilham algo quando aquilo lhe agrada. E como pessoas gostam de seguir pessoas, esse compartilhamento irá aumentar o número de visitas.

Por isso é importante que os seus clientes saibam que ele poderá compartilhar suas mensagens, links para ajudar na divulgação de sua empresa, marca ou serviço.

7. Taxa de Conversão:

É o percentual de destinatários que receberam seu e-mail, abriram, clicaram e finalizou alguma ação.

A taxa de conversão é uma das mais utilizadas das métricas citadas anteriormente. Porém você só conseguirá observar os dados quando ela for feita integração com outras plataformas, uma bastante conhecida é o Google Analytics.

É essencial que as baixas taxas de conversão apresentadas em seu e-mail marketing faça você reavaliar seus envios e seus conteúdos. Para que não possa prejudicar o andamento de sua campanha.

Conclusão

Por fim, podemos perceber que as métricas servem de fato para ajudar ainda mais o marketing digital, facilitando de uma vez por todas a coleta de dados.

Veja que cada resultado será de acordo com cada campanha, produto ou serviço. Por isso a grande necessidade de está constantemente estudando os seus clientes ou potenciais clientes para que possam receber os conteúdos e produtos que lhe agradem.

Assim facilitando na coleta de dados através das métricas, e obtendo resultados significativos em cada campanha.

Então se você gostou de nosso artigo e quer saber um pouco mais, ou tem alguma dúvida e que precisa de algum esclarecimento, nos envie um comentário, ou então nos envie uma mensagem pela nossa página de contatos.

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