Aprenda a Calcular o Retorno Por Investimento (ROI)

É normal que você se questione “por que, dentre vários canais de comunicação, o marketing por e-mail vem se apresentando como um dos mais vantajosos”.

É vantajoso pois, dentre os vários canais de comunicação (redes sociais, e-mail, etc), o marketing por e-mail é o que tem apresentado maior retorno por investimento, ou melhor dizendo, ROI.

Neste artigo vou te falar sobre os benefícios do marketing por e-mail, o que significa o ROI e para que ele é utilizado, como o cálculo do ROI deve ser realizado, quais cuidados devem ser observados e, por fim, como aumentar o ROI.

Benefícios do marketing por e-mail

O marketing por e-mail tem se mostrado para as empresas uma das melhores maneiras de se relacionar diretamente com seu público-alvo, aumentar o engajamento e proporcionar retorno financeiro.

Neste sentido, uma pesquisa realizada em 2016 pela WBR digital, em parceria com a Emarsys, apontou que nenhum outro canal proporciona mais a aquisição e retenção de clientes do que do e-mail, incluindo mídias sociais, pesquisas pagas ou pesquisas orgânicas.

Um dos fatores que aponta o e-mail como um dos melhores canais de comunicação é o ROI (retorno por investimento, em uma tradução literal). De acordo com estudo da eMarketer, o ROI de e-mail marketing médio é de 122%.

Essa pesquisa ainda apontou que o ROI médio das campanhas de marketing por e-mail é corresponde a um valor 4x maior do que campanhas realizadas em qualquer outro canal digital.

Outras pesquisas apontam, que o ROI das campanhas de marketing por e-mail pode chegar a ser até 4.300% do que campanhas realizadas em outros canais de comunicação. O que significa um retorno de U$$ 43,00 (dólares) para cada U$$ 1 (dólar) investido.

Os resultados que acabo de te apresentar demonstram que as campanhas de marketing por e-mail podem ser um ótimo meio para aumentar os resultados da sua empresa.

Agora que você já entendeu um dos principais benefícios do marketing por e-mail vou te explicar o que é ROI e depois como calculá-lo.

Entendendo o termo ROI

A principal ideia por trás do ROI é que você deve comparar o investimento em campanhas de e-mail marketing com o retorno financeiro proporcionado por elas.

Sendo mais específico, o ROI (Return on Investment) é uma métrica utilizada para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar a eficiência de vários investimentos, em outras palavras, serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento

Basicamente, enquanto profissional de marketing por e-mail, você deve compreender o que você gastou com um investimento e quanto este investimento te proporcionou.

Vale ressaltar que o ROI é uma ótima maneira de descobrir se seu investimento está ou não valendo a pena, mas não é a única.

Com esta ressalva, vou te explicar agora como fazer o cálculo de ROI da sua campanha de marketing por e-mail.

Calculando ROI em 3 passos

Caso sua empresa disponha de vários canais de vendas, você deve realizar o cálculo do ROI em cada canal separado a fim de verificar de forma precisa qual investimento é mais rentável.

Segundo uma pesquisa recente realizada pela DMA, mais de um terço das empresas não conseguem calcular a receita de campanhas de e-mail marketing. Essa pesquisa foi realizada nos Estados Unidos.

O cálculo do ROI pode ser feito por período (mês ou ano) ou por campanha de e-mail, de todo modo, é indispensável que seja feito. Afinal, você vai querer saber quanto o investimento de marketing por e-mail está te proporcionando de retorno, certo?

Esse cálculo pode ser realizado por meio de um aplicativo ou manualmente, por você mesmo.

Primeiro passo: saiba quanto sua campanha de marketing por e-mail custou

Não saber quanto foi investido nas suas campanhas de marketing em determinado período pode ser um grande erro.

Para evitar este erro, o primeiro passo é bem simples, você precisa saber quanto custam os e-mails que são enviados na sua campanha de marketing. Algumas informações podem te ajudar a descobrir quais são seus gastos com e-mail marketing. São elas:

  • Quais são meus gastos com ferramentas de automação?
  • Qual é o custo do seu provedor de serviços de e-mail?
  • Qual valor gasto por e-mail marketing?

É claro que as despesas com a elaboração do e-mail marketing vão variar, caso seja uma agência, um freelancer ou até você mesmo que crie os e-mails e as campanhas.

Mas o que é importante neste momento é saber quanto efetivamente custa a sua campanha de marketing por e-mail em determinado período. Por exemplo: uma determinada academia resolveu investir em campanhas de marketing por e-mail, nas quais ela investiu, no último trimestre, a quantia de R$ 1.212,52.

Uma exigência para calcular a receita do e-mail é ter metas e valores de metas configurados no Google Analytics e também rastreie a receita obtida no canal de e-mail por meio do Google Analytics.

Neste tópico vou trazer um exemplo pra que você possa realizar o cálculo de receita da sua empresa.

Atenção, você deve ter os seguintes valores:

Uma academia cobra R$ 150,00 por mês para novos assinantes. A taxa de conversão para as pessoas que vão até a academia é de 90%, ou seja, 9 entre 10 pessoas que vão até o local contratam o serviço fornecido pela academia por um período médio de 18 meses.

Assim, para trazer um cliente até a academia eles gastam:

18 x R$ 150,00 / mês x 0,9 probabilidade de conversão = R$ 2.430

Eles também sabem que, se alguém preencher um formulário de “agendar uma avaliação física gratuita” em seu site, eles têm uma probabilidade de 25% do possível cliente contratar o serviço.

Portanto, o valor efetivo de um formulário de compromisso preenchido em seu website é: R$ 2.430, valor x 0,25 = R$ 607,50

Agora, a academia deve inserir esse valor no Google Analytics como o valor da meta atribuído ao formulário do website e acompanhar o impacto do e-mail na conversão para o trimestre.

Observando o Google Analytics, o e-mail forneceu 13 conversões de interação diretas no valor de R$ 7.897,50 e um adicional de 5 conversões assistidas, no valor de R$ 3.037,50, totalizando R$ 10.935 no trimestre.

Terceiro passo: calculando o ROI

Agora que sabemos o custo de produção da sua campanha de e-mail marketing, e a receita gerada por ela, precisamos saber qual o retorno sobre o investimento, também chamado de ROI.

A formula geral para calcular o ROI é a seguinte:

Ganhos – Gastos / Gastos = ROI expresso como uma porcentagem

Seguindo esta fórmula, o cálculo do ROI da academia seria o seguinte:

R$ 10.935 – R$ 1.212,52 / R$ 1.212,52 = 8,018

O resultado representa um retorno sobre o investimento de 801,8%, o que indica que a cada real investido em marketing por e-mail a academia teve de retorno R$ 8,2.

5 dicas para aumentar o seu ROI:

Não basta apenas saber o seu ROI, é necessário buscar meios de aprimorá-lo. Assim, agora vou te passar 5 dicas para melhorar o ROI da sua campanha de marketing por e-mail.

1) Use promoções para aumentar sua taxa de abertura: manter uma taxa de abertura alta é um ótimo meio de conseguir aumentar o seu ROI. Você pode, por exemplo, encaminhar um e-mail incentivando o assinante a adquirir o produto através de um desconto.

2) Simplifique o design do e-mail: um e-mail com muita informação ou mal elaborado pode fazer com que o destinatário tenha dificuldade em compreender qual o objetivo do e-mail ou simplesmente perca o interesse no conteúdo. Assim, o design deve ser simples.

3) Construa seu e-mail com base no perfil do destinatário: uma das chaves para ter um e-mail marketing de sucesso é ter uma linguagem próxima do seu público-alvo.

Isso pode ser obtido através da segmentação, inclusive permitindo com que seu e-mail seja personalizável e, além disso aumente o ROI.

4) Utilize ferramentas que proporcionem respostas automáticas: utilizar estes instrumentos pode diminuir o tempo gasto no gerenciamento de campanhas de e-mail e garantir que os e-mails sejam disparados eficientemente ao longo do tempo, melhorando a qualificação de leads.

Mas tome cuidado para não sobrecarregar o destinatário do e-mail.

5) Utilize frases curtas e agradáveis: é recomendável utilizar, em alguns casos, no máximo 50 caracteres, isso pode aumentar as taxas de abertura. Além disso, como já te disse antes, outra maneira é incentivar os leitores do e-mail e oferecer incentivos para aumentar seu interesse.

Embora não seja o único modo, estes 5 passos são fundamentais para que você consiga emplacar ótimas campanhas e aumente o retorno dos seus investimentos em marketing por e-mail.

Conclusão

O marketing por e-mail é uma opção que apresenta baixo custo de investimento e uma boa margem de retorno sobre investimento.

Neste artigo você aprendeu sobre:

  • Quais são os benefícios do marketing por e-mail;
  • O que significa o ROI;
  • Como calcular o ROI em 3 passos;
  • 5 dicas para aumentar o seu ROI;

Espero que este artigo seja útil pra você e até o próximo texto.

 

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