Automação de E-Mail Marketing Para Iniciantes

Se tratando de custo benefício, o marketing por e-mail é uma das melhores estratégias de conversão. Mas, caso você tenha que escrever cada e-mail que será encaminhado para o seu cliente, é possível que não sobre tempo para realizar outras tarefas.

Além disso, não basta apenas conseguir uma lista de e-mails, criar uma campanha e disparar e-mail marketing para ela. Somente essas práticas podem não gerar o resultado que você espera.

Com isso, várias empresas buscam utilizar ferramentas de automação de marketing por e-mail.

Reuni neste artigo algumas questões e dicas interessantes que você, como é comum aos iniciantes, provavelmente não sabia a respeito de automação de e-mail marketing.

Vamos começar?

O que é automação de marketing por email?

Quando se fala em automação de e-mail marketing esse é um processo que tem o objetivo de criar e-mails automatizados a fim de enviá-los para sua lista de assinantes.

Esses e-mails, que serão enviados de modo automático, devem ser encaminhados para uma lista segmentada de pessoas, definida segundo alguns parâmetros.

Esse processo geralmente é colocado em prática através de uma ferramenta de automação de e-mail que permite definir quais diretrizes determinarão o envio de seus e-mails automatizados ao seu público-alvo.

Além disso, quando bem aplicada, a automação em marketing por e-mail permite que você se conecte diretamente com seu público-alvo e, ainda mais, encontre pessoas com as mesmas preferências.

Isso te auxiliar também a evitar tarefas repetitivas e se concentrar em outras partes do seu negócio. Resumindo: é utilizar a tecnologia a seu favor.

Um bom exemplo de automação de marketing por e-mail são os e-mails de boas-vindas. O Facebook, envia de modo recorrente informações a seus usuários, inclusive e-mails de boas-vindas quando o usuário se inscreve no site.

Outro ponto importante, quando a aplicação da automação de marketing por e-mail é segmentar as pessoas com base em comportamento, preferências e vendas anteriores.

Essas informações podem, inclusive, serem utilizadas para receber os novos assinantes, entrar em contato com pessoas que abandonaram o carrinho ou conquistar alguns clientes novamente.

Existe diferença entre um e-mail marketing e uma ferramenta de automação de e-mail marketing?

Existem diversas diferenças entre um e-mail marketing e uma ferramenta de automação.

Normalmente, um provedor de e-mail somente fornecerá algumas funcionalidades restritas, como: permitir enviar inúmeros e-mails e rastrear as taxas de abertura. Porém, aplicando apenas o envio de e-mail marketing você não vai conseguir escalonar suas ações.

Já com a automação de marketing, os recursos são mais eficientes, evitando alguns dos problemas encontrados quando se utiliza apenas o e-mail marketing sem uma ferramenta de automação.

O e-mail marketing sem automação pode demorar em gerar resultados;

– Ele, por si só, não tem funcionalidade de entregar leads para sua equipe de vendas;

– Você acaba não aproveitando todo o seu banco de dados;

– Não é uma estratégia escalonável, caso seu negócio esteja em expansão.

Segundo informações disponibilizadas pelo Epsilon Email Institute, as mensagens de e-mail que utilizam uma ferramenta de automação de e-mail marketing recebem em média uma taxa de abertura média de 70,5% mais altas e taxas de cliques 152% mais altas que os e-mails comuns.

Por que utilizar automação de e-mail marketing?

Utilizando um software de automação de e-mail marketing é possível:

– Criar uma lista de e-mail segmentada, que é utilizada automaticamente com base nos dados dos usuários;

– Converter leads em potenciais clientes efetivos;

– Ser mais próximo do seu público;

– Aumentar a eficiência de suas ações de marketing por evitar trabalhos repetitivos;

– Entregar um conteúdo relevante, personalizado e oportuno.

Para quem enviar e-mail marketing utilizando uma ferramenta de automação?

A partir do momento que uma pessoa se inscreve na sua lista de e-mail e passa a ser um assinante é fundamental encaminhar para essa pessoa um e-mail de boas-vindas.

Após, pode ser interessante encaminhar séries de e-mails informando a respeito do seu produto ou serviço, abordando os benefícios, curiosidades, ações que possam direcionar seu assinante ao site.

Também podem ser enviadas mensagens anuais, quando seu cliente faz aniversário, ou cupons de descontos caso o cliente adquira seu produto ou serviço.

Outro aspecto que pode ser abordado são as atividades que estão sendo desenvolvidas no site, ou algum material que o assinante pode baixar.

Aqui, estou falando de apenas algumas situações onde utilizar a automação de e-mail marketing pode ser interessante, mas sinta-se à vontade para pesquisar e imaginar outras situações.

Quer saber se a sua empresa precisa utilizar uma ferramenta de automação de e-mail marketing?

O primeiro passo para isso é perceber que cada empresa tem necessidades diferentes no que diz respeito à automação e as campanhas vão refletir essas necessidades.

Sua empresa já tem uma presença online? Caso a resposta seja positiva, provavelmente, você não vai ter tempo de responder manualmente a todos os seus clientes.

Assim, a partir desse momento você vai precisar de um software de automação de marketing, pois vai ser fundamental para atrair novos clientes e aumentar seu relacionamento com os que você já tem.

Quanto mais informações a respeito do seu público-alvo melhor

É claro que nem toda pessoa que visita o seu site vem pelo mesmo motivo. Algumas pessoas buscam apenas novas informações, adquirir produtos e serviços, ver alguma promoção ou conferir alguma novidade.

Então, é fundamental buscar informações ou dados acerca do seu público alvo, permitindo que você possa enviar mensagens direcionadas, personalizadas e compatíveis com o histórico de visualização dos clientes em sua página, pois em um universo como o do marketing por e-mail, onde mensagens que despertam o interesse do cliente são essenciais, utilizar automação de marketing pode parecer contraditório. Mas, a realidade é outra: campanhas que falam ao seu público em um nível ainda mais pessoal.

Cuide dos novos visitantes

Você já ganhou um ponto positivo caso o cliente visite seu site pela primeira vez. No entanto, normalmente, o lead não está disposto a comprar seus produtos ou serviços logo de cara, assim, na primeira visita.

Mas, mesmo que ele não tenha interesse em comprar logo de cara os seus produtos ou serviços é possível descobrir quais são seus interesses e futuramente incentivá-lo a adquirir o produto ou serviço que você está oferecendo.

Nesse momento, é necessário fazer com que seu cliente em potencial se inscreva em sua lista de e-mail. Isso demonstrará que ele tem algum interesse no que está vendo.

Após a inscrição, você pode encaminhar um e-mail de boas-vindas automatizado.

Ofereça aos clientes uma surpresa de aniversário

Que tal no aniversário do seu assinante ou lead você encaminhar para ele um e-mail de aniversário? Esse tipo de e-mail, dentre os e-mails automáticos, é um dos mais comuns e podem ser extraordinariamente eficazes.

Junto com este e-mail você pode encaminhar algum desconto ou apresentar alguma oportunidade que seja interessante para ele, bem no dia do seu aniversário.

Aumentar o uso do produto pode ser interessante

Isso é muito utilizado em alguns aplicativos que dispõem de um período gratuito para fazer testes com seu cliente potencial e permitir que ele experimente o produto e depois esteja disposto a pagar por ele.

Antes da conversão dessa pessoa em um cliente, ela precisa perceber o valor ou os benefícios do seu produto durante esse período de teste, caso contrário não haveria razão para pagarem por ele.

Assim, para gerar a percepção de valor e dos benefícios do produto ou serviço, a depender do seu negócio, pode ser interessante adotar a prática de aumentar o uso do produto e durante este período enviar vários e-mails incentivando o cliente a adquirir o produto ou serviço.

Vencer as objeções

É importante saber o nível de aceitação ou rejeição do seu produto ou serviço a partir da perspectiva do seu cliente. Inclusive, isso pode te auxiliar a lidar com as objeções apresentadas pelo lead ou possível cliente.

Uma das melhores maneiras de obter uma compreensão de como seu público-alvo enxerga seu produto e quais são suas objeções é perguntando diretamente para eles.

Avalie continuamente o processo

Você sabe que a função da automação de marketing por e-mail é te auxiliar a criar um processo simplificado entre seus e-mails. Ainda é fundamental avaliar esse processo periodicamente, com o objetivo de verificar o desempenho dos e-mails enviados e checar se algo precisa ser mudado ou melhorado.

Conclusão

Adotar o e-mail marketing como uma das estratégias de conversão de leads para sua empresa representa um baixo custo, no entanto, essa é apenas uma parte do trabalho, importante, mas não a única.

Uma saída eficaz para maximizar os resultados da sua campanha de marketing por e-mail é aliar a ela uma ferramenta de automação de e-mail marketing. Que concilia automação e personalização em relação a seus leads.

Nesse antigo você aprendeu o seguinte:

O que é automação de marketing por e-mail;

Existe diferença entre um e-mail marketing e uma ferramenta de automação de e-mail marketing;

Porque utilizar automação de e-mail marketing;

Para quem enviar e-mail marketing utilizando uma ferramenta de automação;

Se a sua empresa precisa utilizar uma ferramenta de automação de e-mail marketing;

Quanto mais informações a respeito do seu público-alvo melhor;

Cuide dos novos visitantes;

Ofereça aos clientes uma surpresa de aniversário;

Vencer as objeções;

Avalie continuamente o processo.

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