Como Criar ou Obter Templates Gratuitos Para E-mail Marketing?

Quando falamos de recursos visuais, para quem não está familiarizado com o assunto, parece ser algo bem complicado. Mas não é bem assim, hoje você vai descobrir onde conseguir templates gratuitos para o seu e-mail marketing.

O template nada mais é que todo o recurso visual usado na hora de divulgar um e-mail marketing. Como por exemplo, as cores utilizadas, a disposição dos elementos no e-mail e até mesmo as fotos usadas.

Mas, para muita gente que não possui experiência com o uso de editores de fotos e elementos visuais mais completos, isso tudo parece assustador.

Esqueça tudo isso. Você poderá conseguir templates completamente gratuitos ou criar sua própria versão de maneira muito mais simples e com a mesma qualidade.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre esse assunto:

Para que servem os templates?

De maneira geral, os recursos visuais usados nas comunicações das empresas são quase tão importantes quanto o conteúdo da mensagem.

Isso acontece porque as imagens utilizadas, as cores e até mesmo a disposição dos elementos também comunicam e passam uma mensagem que as pessoas percebem de maneira mais subjetiva e muitas vezes nem se dão conta.

E você pode até não perceber, mas os templates estão em todos os lugares, não só no e-mail marketing.

Alguns lugares onde você poderá facilmente encontrar templates: nas comunicações das redes sociais, WhatsaApp, e-mails no geral e até mesmo nas fotos que você tira.

Além disso, os templates funcionam como uma verdadeira identidade para a comunicação e podemos identificar de qual empresa se trata somente vendo o template que ela geralmente usa.

Esse processo é inerente à interpretação humana e por isso devemos tomar cuidado na hora de criar ou divulgar templates.

Como criar um template?

Antes de correr para o computador, tente criar algo em um rascunho de como que você imagina o template ideal para o seu e-mail marketing.

Nessa hora, vale tudo, liberte a sua imaginação e use elementos que você considera adequado para a comunicação que você deseja passar.

Se você tiver problemas para se inspirar ou não sabe exatamente o que usar nesse momento, vale também buscar por referências nas redes sociais e sites de busca. Mas atenção! Nunca copie qualquer elemento visual (principalmente fotos) da internet para a sua comunicação.

Existe algo chamado de ‘direitos autorais’, em que o autor da imagem ou recurso visual possui direitos de exibição e veiculação. Caso você seja pego com este tipo de material, além de precisar desembolsar uma bela grana ainda terá que encarar um processo judicial. Não arrisque. Fuja dessa cilada.

Com as referências e ideias colocadas no papel está na hora do próximo passo.

Adéque o template à identidade organizacional da sua empresa

Esse item pode até parecer óbvio, mas merece bastante atenção.

Quando fazemos qualquer tipo de comunicação organizacional, é fundamenta que tudo apresente a mesma identidade visual, como por exemplo, o jogo de cores utilizados, as fontes (letras) e até mesmo a entonação do discurso.

Por isso, é importante filtrar tudo aquilo que você idealizou para o template do seu e-mail marketing e adequar ao discurso da sua organização.

Esse tipo de coisa, ajuda o Lead a reconhecer melhor sua empresa por associar com mais facilidade os padrões normalmente utilizados.

Então pense bem em elementos como as cores e a forma como vai escrever, porque depois, se for necessário mudar, além de perder o ‘padrão’ que tinha estabelecido para os seus clientes, vai ser um trabalhão para a equipe de comunicação.

Esse tipo de padrão é mais que benéfico para manter toda a sua audiência informada de maneira eficiente e usando a memória como mote.

Tenha um calendário com os tipos e temas de postagens

Ter um controle sobre os temas que serão trabalhados evita repetições e te ajuda a manter o padrão de template nas postagens.

Planejamento, quando falamos de e-mail de marketing, nunca é demais. Por isso é muito importante que você planeje com detalhes tudo que será comunicado e de preferência com bastante antecedência.

Isso se faz necessário por alguns fatores, como por exemplo:

  • Seleção de fatos comunicáveis

Não são todos os acontecimentos ou informações sobre a sua empresa que geram fatos possíveis de serem comunicados, isso é normal.

Cabe a você saber selecionar o que pode interessar mais o público e elaborar um conteúdo com este material sempre respondendo as questões básicas: quem, como, quando, onde e por quê?

  • Acontecimentos do ambiente que interferem na sua comunicação

Isso é algo que nunca podemos prever, porém, às vezes somos obrigados a mudar de planos devido à situações externas à organização que podem resultar na perda de audiência.

Como por exemplo, uma falha em servidores de e-mail, queda de internet e até mesmo grandes assuntos que atraia a atenção do setor (como por exemplo uma feira de negócios).

  • Criação de relacionamento com o público

Quando você cria certa constância de envio dos e-mails marketing a sua audiência já passa a esperar ou assimilar o envio do conteúdo se você fizer sempre no mesmo dia e horário. Por isso, use esse truque a seu favor e procure sempre ter uma constância também nos envios.

Selecione os temas das postagens

Os temas das postagens também não pode ser algo que fuja muito de alguns fatores, como
por exemplo:

  • Fato relevante para o negócio

Ao enviar um newsletter, foque em notícia e informações que são relevantes para o setor,
caso contrário, esse e-mail irá se tornar apenar um boletim de notícias e
deixará de chamar a atenção dos Leads.

  • As promoções devem ser reais

Tenha cuidado na hora de elaborar promoções, elas precisam ser reais e realmente oferecer a vantagem oferecida ao consumidor, pois caso isso não ocorra pode acarretar no descumprimento do Código de Defesa do Consumidor e criar problemas no relacionamento com o seu público.

Então, caso você não possa elaborar promoções com frequência, é preferível que não faça, ao invés de criar promoções que não trarão um real benefício ao consumidor.

  • Procure ouvir seus Leads

Muitas vezes ficamos temerosos ao falar sobre certo tipo de assunto ou até mesmo sem saber se estamos agradando ou não o público, mas existe algo que nos sentimos inseguros para fazer: perguntar.

E como se pergunta para a sua audiência? Com pesquisas! Que tal realizar uma pesquisa de satisfação ou questionar quais seriam os temas mais relevantes de serem trabalhados em um newsletter por exemplo.

O público irá sentir que realmente pode opinar nas decisões e temas que são relevantes para eles e você torna a sua comunicação mais assertiva e com melhores resultados.

Crie e obtenha templates gratuitos

Mesmo seguindo todos os passos já mencionados, você ainda tem dificuldade na elaboração dos conteúdos? A parte visual ainda é um grande desafio?

Não se preocupe, conheça a seguir alguns sites que você pode obter e criar templates de maneira gratuita:

  • Canva

A melhor parte do Canva é que ele vai muito além de um banco de imagem, serve como um verdadeiro guia de design para aquelas pessoas que não são familiarizadas com o Photoshop ou com a criação.

São diversos layouts já prontos para as mais diversas situações do nosso cotidiano. E o melhor é que a versão gratuita permite usar e abusar de muitas funcionalidades. Mais que recomendado!

Para acessar: www.canva.com

  •  Templateria

Essa plataforma também oferece milhares de layouts já prontos, basta você colocar as informações desejadas nos campos de textos e pronto!

plataforma oferece funções gratuitas que ajudam bastante da hora de criar seu conteúdo. Na versão paga, muito mais funcionalidades são adicionadas, além de templates mais elaborados.

Para acessar: templateria.com

Conclusão

Hoje você entendeu quais são as funções de um template atrativo para o seu Lead, além de conhecer um pouco mais sobre as ferramentas utilizadas na elaboração desse conteúdo, todas funcionam de maneira gratuita.

Vamos relembrar? Confira a seguir:

  • De maneira geral, os recursos visuais usados nas comunicações das empresas são quase tão importantes
    quanto o conteúdo da mensagem.
  • Antes de correr para o computador, tente criar algo em um rascunho de como você imagina o template
    ideal para o seu e-mail marketing.
  • Ter um controle sobre os temas que serão trabalhados evita repetições e te ajuda a manter o padrão de
    template nas postagens.
  • Os temas das postagens também não pode ser algo que fuja muito de alguns fatores, como por exemplo: fato relevante, promoções reais e realização de pesquisas com a audiência.
  • Para quem ainda tem dúvidas sobre como criar o template ideal, deixei também dicas de ferramentas para você criar ou obter templates de maneira gratuita: Canva ou Templateria.

 

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