Como Criar Uma Lista de E-mail Marketing em 6 passos

Está começando sua estratégia de e-mail marketing ou está com problemas para aumentar a sua base de e-mails?

Na hora de criar uma estratégia robusta de marketing digital, a primeira coisa que você precisa possuir é uma boa base de contato, esse será o primeiro passo.

Por isso, entender o passo a passo de como criar uma boa lista de contato para e-mail marketing é algo fundamental.

Confira a seguir os seis passos de como criar uma lista de e-mail marketing de maneira rápida e eficiente:

#1 Não compre listas prontas

Esse aviso é fundamental, pois ele garante que você não caia na tentação de seguir pelo caminho mais fácil e comprar as listas que são vendidas prontas na internet.

Você pode não acreditar, mas existem diversos problemas que envolvem a compra de listas, como por exemplo:

  • Muitas delas são, na verdade, construídas a partir do roubo de informações de diversas pessoas. Quando alguém cai no golpe de phishing (vírus bem conhecido) todas as informações e contatos dos e-mails são enviados diretamente para um hacker, que depois compila essas milhares de informações e vende como listas de contatos na internet;
  • Muitos dos e-mails existentes nessas listas contém erros ou são fantasmas – criados apenas para representar certa quantidade de e-mails;
  • Além disso, existem muitos e-mails incorretos e que por isso não serão entregues aos destinatários.

Por esses e diversos outros quesitos, a compra de lista de contatos para e-mail marketing não funciona e por isso não devem ser adquiridas.

Para que a sua estratégia de e-mail marketing funcione de maneira satisfatória é fundamental que os e-mails da sua lista sejam todos adquiridos de maneira orgânica, ou seja, o próprio cliente ou Lead se inscreve na sua lista, pois deseja receber informações sobre o seu negócio.

#2 Crie um site para o seu negócio

Para garantir que a sua estratégia de e-mail marketing dê resultados de maneira satisfatória, é fundamental que você tenha um site ou blog para direcionar a sua audiência.

Caso você já tenha, basta garantir que ele possua recursos para captação de e-mails (algo bem simples com o que você não deve se preocupar).

E se você não tiver um site ou blog para a sua empresa, é necessário que crie um. Existem diversas ferramentas na internet destinadas a esse tipo de coisa e que não são caras, assim você não precisa se preocupar.

Algumas ferramentas indicadas para você criar seu blog ou site com baixo custo são:

  • Wix.com;
  • Webnode;
  • Yola;
  • Google Sites.

#3 Tenha uma boa ferramenta para a captação de e-mails

Nesse processo de captação de e-mails existe um passo bem prático. Você vai precisar de uma plataforma para garantir que os e-mails que você conseguir, por meio do seu site, sejam todos armazenados em um local já determinado por você.

Lembrando que a captação de e-mails indicada a seguir é realizada por meio de pop-ups e convites para inscrição que ficam disponíveis no seu site.

A Mensagex, plataforma que oferece total suporte para as suas ações de marketing digital, oferece duas soluções que te auxiliam nesse processo. São elas:

  • Solução #1:

criar lista de e-mails mensagex

Fonte: Divulgação

Com ela você poderá definir onde a sua lista de e-mail será armazenada de maneira bem simples. Basta criar uma lista e em seguida copiar o código html que será gerado. Confira na imagem logo abaixo:

mensagex email marketing

Fonte: Divulgação

Em seguida, você poderá linkar o código html ao seu site e assim toda vez que alguém se inscrever na sua de captação, os dados dela serão armazenados na sua lista de e-mails no próprio Mensagex.

  • Solução #2

A solução 2 é quase exclusiva da plataforma Mensagex, que é algo muito importantes nos dias atuais: captar e-mails diretamente do Facebook.

As redes sociais oferecem hoje um importante fluxo de comunicação e compartilhamentos de informações na internet, por isso, é importante que seu negócio e sua estratégia de marketing digital também estejam presentes nesses ambientes e ofereçam possibilidades de interação.

capturar email vai facebook

Fonte: Divulgação

#4 Tenha uma página de sucesso

Ter uma página de sucesso é uma importante estratégia do marketing digital e que pode fazer toda a diferença nos resultados da sua campanha.

Mas do que se trata essa página de sucesso exatamente? Bem, quando o cliente se inscreve na sua newsletter ou passa a permitir que você envie conteúdos da sua empresa, é considerado uma boa prática que você retribua direcionando ele para uma página de agradecimento ou também com mais informações sobre a sua empresa.

Pode parecer algo simples, e até mesmo desnecessário, mas isso cria um processo de empatia e reconhecimento com o cliente e ele já passa a reconhecer a sua marca como algo positivo.

Essa relação permite que ele seja fidelizado, interaja mais com as suas comunicações, indique sua marca, produtos e serviços para outras pessoas e ainda contribua com o seu crescimento.

Por isso, não deixe de ter uma página de sucesso e tenha sempre em mente que essas ações, que podem até parecer meio bobas, diferenciam você dos seus concorrentes e isso já é um importante passo no seu relacionamento com o Lead.

Alguns exemplos de páginas de sucesso são:

mobiliza

Fonte Mobiliza – Divulgação

mobiliza1

Fonte: Fibersals – Divulgação

#5 Ofereça algo em troca de inscrições

Com todas as facilidades oferecidas pelo Mensagex já em funcionamento para o seu site está na hora de chamar a atenção e atrair o fluxo de pessoas para a sua página.

O importante sempre é atrair a informação para que o cliente clique e se inscreva.

Não sabe como fazer isso? Aqui vão algumas dicas:

  • Faça uma promoção

Que tal uma promoção do tipo ‘clique aqui e ganhe um desconto’ ou ‘se cadastre e ganhe um brinde exclusivo’? Esse tipo de comunicação chama a atenção do cliente e permite que você tenha um bom fluxo de pessoas acessando a sua página e se inscrevendo para receber seus e-mails marketing.

Atenção na hora de planejar essa promoção, afinal, tudo que você prometer deve cumprir, como os descontos e brindes, por isso deve ser ofertado algo que não abaixe sua margem de lucro ou que você não consiga cumprir.

  • Ofereça um conteúdo exclusivo

As pessoas também se sentem atraídas por informações que elas não possuem com fácil acesso, por isso, que tal oferecer o download de um e-book ou informações que são consideradas relevantes para o seu público-alvo?

Você vai ter a vantagem de já começar um relacionamento duradouro e oferecendo algo que seja considerado um benefício para o consumidor.

  • Ofereça frete grátis

Existem poucas coisas que os clientes gostam tanto quanto o frete grátis, por isso esse é um elemento que irá pesar bastante na decisão de compra e inscrição do cliente na sua base de dados.

Mais uma vez, tenha cuidado na hora de oferecer esse tipo de benefício para não ficar com prejuízo depois. Lembre-se que este tipo de ação só irá trazer lucro se valer a pena de verdade.

#6 Atraia tráfego para o seu site

Com todos os passos anteriores já realizados, está na hora de atrair um tráfego significativo de pessoas para o seu site, afinal quanto mais pessoas acessarem, mais inscrições – e mais rápido sua lista vai receber e-mails.

Algumas dicas para aumentar o tráfego do seu site são:

  • Divulgue nas redes sociais

Mais uma vez as redes sociais ajudando no processo de captação de e-mails para a sua lista.

Divulgue a promoção nas redes sociais e convide as pessoas para visitarem o site. Busque postar em horários que tenha maior taxa de interação (compartilhamentos e comentários) e busque veicular este conteúdo mais de uma vez em um curto espaço de tempo.

  • Patrocine nas redes sociais

Esta é mais uma estratégia com as mídias sociais para a captação de e-mails para a sua lista.

Busque fazer patrocínios para divulgar a promoção e também os benefícios da inscrição. Para o investimento, busque redes que efetivamente irão trazer maior retorno de tráfego e também de interação para o seu site.

  • Produza conteúdo relevante

A produção de conteúdo não oferece resultados tão imediatos quanto os dois que já citei, mas mesmo assim essa é uma boa hora para você começar a trabalhar com este tipo de estratégia que mais no futuro pode render bons espaços.

Conclusão

Em 6 passos simples construímos uma lista de e-mail marketing. Confira aqui um resumo do passo a passo:

  1. Não compre listas prontas da internet;
  2. Crie um site ou blog para o seu negócio;
  3. Tenha uma boa ferramenta para a captação de e-mails (te indico a Mensagex);
  4. Tenha uma página de sucesso para a sua audiência;
  5. Ofereça algo em troca das inscrições;
  6. Atraia tráfego para o seu site.

Bom, assim nós podemos concluir que se você quer mesmo ter sucesso utilizando essa ferramenta incrível que é o e-mail marketing, precisará colocar em prática esses 6 passos que te ensinei hoje.

Se atente para todas as dicas e, com certeza, sua lista vai render bons resultados.

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