Como Elaborar Uma Campanha de E-mail Marketing Efetiva

Hoje você vai aprender a elaborar uma campanha de e-mail marketing efetiva para sua empresa, e assim conseguir os melhores resultados.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa quando o assunto é aumentar a audiência e as vendas nas mídias digitais.

Mas para garantir sua eficiência é importante que algumas ferramentas sejam bem utilizadas a fim de extrair o máximo potencial, pois são elas que asseguram que sua campanha de e-mail marketing tenha um bom desempenho.

É justamente sobre essas ferramentas que vou te ensinar hoje para garantir que não tenham erros no seu e-mail marketing. Confira a seguir:

Escolha o tipo de e-mail marketing ideal

O tipo de e-mail marketing vai depender da natureza do seu negócio. Não existe um tipo de e-mail marketing que sirva para todos.

É fundamental para o negócio que o relacionamento com os stakeholders, termo inglês que significa “público estratégico”, seja fomentado e mantido. E e-mail marketing é uma ferramenta para relacionamento, não importa o seu negócio.

No entanto, por se tratar de algo tão versátil é preciso escolher qual a natureza do e-mail marketing que será mais assertiva para os seus negócios.

Conheça os tipos de e-mail marketing:

O envio de e-mails marketing para promoção é ideal para varejistas e lojas que buscam aumentar o número de vendas e até mesmo fidelizar os clientes.

Já o envio de newsletter tem como objetivo fomentar o relacionamento com a audiência, é o mais versátil e ideal para dialogar com diversos públicos como: clientes, fornecedores e entidades de classe.

Para a captação de novos clientes é necessário que o envio de e-mail marketing seja mais cuidadoso e detalhado, pois requer uma lista de e-mail de pessoas que nunca tiveram contato comercial com a sua marca.

E por último, o disparo de e-mail marketing com o objetivo de fidelização de clientes é também uma ótima estratégia, desde que ofereça vantagens reais para os clientes e tenha conteúdo considerado relevante para o contexto de fidelização.

Com o tipo de e-mail marketing escolhido é hora de ir para o próximo passo.

 Identidade visual e design do e-mail marketing

A identidade visual e o design são fundamentais para garantir o sucesso da sua campanha.

Quando pensamos nesses itens parece até que é algo pequeno, mas na realidade a importância do design e da identidade visual são imensas.

Para entender melhor sobre esses dois itens, vamos separá-los.

A identidade visual é algo que toda a comunicação da sua empresa deve apresentar. Se trata da paleta de cores, aplicações de logo e até mesmo as fontes que devem ser usadas. Isso tudo deve ser algo padronizado, assim você evita que cada comunicação saia de um jeito diferente.

O ideal é que seja algo feito por um profissional, mas caso não seja possível fazer este tipo de investimento agora, pequenos cuidados como usar sempre o mesmo jogo de cores, ter um logo e até mesmo usar sempre as mesmas fontes na hora de comunicar, já são atitudes incríveis e que resolvem o problema.

Já o design nada mais é do que o layout no qual o seu e-mail marketing vai ter. Vale um ponto de atenção aqui que isso depende de qual será a natureza do e-mail (daquelas que falamos no ponto anterior).

O importante é que o design do seu e-mail marketing seja agradável para quem receber essa comunicação, por isso, é bom ficar atento a alguns pontos: o jogo de cores utilizado, a linguagem do e-mail, a disposição dos elementos visuais no corpo do e-mail e também a navegação intuitiva, que ajuda quem não é familiarizado com a ferramenta.

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Definindo o assunto do seu e-mail marketing

Este também é outro item fundamental do e-mail marketing que frequentemente negligenciado.

O assunto do e-mail é responsável por grande parte da tomada de decisão de abrir um e-mail. Para garantir que você não tenha problemas ao elaborar o assunto dos seus e-mails marketing, aqui vão algumas dicas:

Procure criar assuntos para o seu e-mail marketing que estejam relacionados com o  conteúdo do e-mail, mas também, que tenham alguma gatilho que faça o cliente querer abrir, como por exemplo, o nome dele ou um ‘call to action’.

O call to action pode ser algo como “Abra. Você não irá se arrepender!”; “Confira os melhores preços do mercado”, e por aí vai. O importante é que tenha algum verbo sempre convidando o leitor a realizar alguma ação: “abra”, “confira”, “compartilhe” são ótimos exemplos.

Além disso, ele deve conter entre 50 e 60 caracteres, assim não fica muito extenso para ler e ruim a ponto do leitor não saber do que se trata.

Mostrar os benefícios contidos no e-mail também é uma boa estratégia para o assunto do e-mail e garantir que ele seja aberto.

O senso de urgência também é algo bastante utilizado e pode funcionar, no entanto, tenha cuidado para não criar algo forçado, pois o resultado pode ser o oposto.

Gerar curiosidade também pode ser uma estratégia interessante, desde que você consiga despertar esse sentimento sem gerar sentimentos conflituosos, como por exemplo a aflição.

E por último, criar a identificação dos públicos é algo que funciona muito bem e pode ser usado nos outros elementos que já mostramos por aqui também, não somente no assunto do e-mail.

Toda campanha de e-mail marketing deve ter imagens

O cérebro humano tem a incrível capacidade de processar imagens até 50 vezes mais rápido do que textos. Isso é algo que precisa ser aproveitado em sua estratégia de campanha.

É bastante estratégico o uso de imagens no e-mail marketing, pois quando associadas ao conteúdo de maneira correta deixam o leitor mais interessado e disposto a interagir com a empresa.

Com todas essas informações em mente, tenha cuidado ao selecionar as imagens que serão utilizadas nos disparos dos e-mails.

Uma boa imagem pode ajudar, assim como uma imagem ruim pode atrapalhar a sua reputação.

Fuja de estereótipos, evite discursos racistas ou que alguma minoria possa se sentir ofendida. Isso é delicado e muitas vezes não vemos problemas, outras pessoas enxergam. Todo cuidado é pouco.

A lista de e-mails é fundamental

Não adianta nada ter uma estratégia de campanha e um e-mail marketing bem formulado se você não tem para quem mandar, não é mesmo?

Já falamos por aqui também da furada que é comprar listas prontas que estão disponíveis na internet, pois muitas vezes elas são fruto de roubo de dados feito por hackers e também por não formarem uma audiência concreta e realmente interessada nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Para não se envolver em furada, faça um trabalho sólido de captação de e-mails por meio de leads na internet.

O retorno será de pessoas que estejam realmente interessadas em receber um conteúdo relevante e sério da sua empresa. Faça valer essa confiança depositada.

O uso de uma Landing Page também pode ajudar muito na missão de construção e manutenção de uma lista robusta para envio de e-mails marketing.

Além disso, use as mídias digitais como a sua grande aliada. São nesses ambientes que as pessoas são mais propensas a se cadastrar para conhecer o seu produto ou até mesmo compartilhar uma ideia ou sentimento que pode ser útil na estratégia da sua campanha de marketing digital.

Faça também um trabalho robusto nesses ambientes, procurando sempre atingir seu público-alvo de maneira efetiva e estratégica.

Tenha cuidado na elaboração do conteúdo da sua campanha de marketing digital

A elaboração do conteúdo é um dos passos mais importantes, por isso, deve ser elaborada com muita cautela, pois é justamente de textos mal escritos que surgem diversas interpretações, confusões na internet e podem causar problemas para a sua empresa. Isso é do que devemos fugir a todo custo.

Todo cuidado é pouco na hora de elaborar o conteúdo que será enviado no e-mail marketing da sua empresa.

O que precisa ter em mente na hora de formular este texto é o que você deseja comunicar e quais sentimentos deseja provocar no leitor durante a leitura do texto.

Como por exemplo, ao comunicar uma promoção, sensações como euforia e felicidade são sentimentos que podem ajudar a concretizar a venda. Com isso em mente, a elaboração desse texto deve remeter a ações com energia, mas ao mesmo tempo transparecer leveza.

Já quando falamos em e-mails marketing para o envio de newsletter você precisa prender a atenção do leitor para temas que sejam relevantes para ele e que também transpareçam credibilidade para a sua empresa.

Conclusão

Em seis passos simples, você aprendeu como desenhar uma estratégia de campanha de marketing digital efetiva.

Os pontos mais importantes são:

– O tipo de e-mail marketing vai depender da natureza do seu negócio, não existe um tipo de e-mail marketing que sirva para todos.

– A identidade visual e o design são fundamentais para garantir o sucesso da sua campanha.

– O assunto do e-mail é responsável por grande parte da tomada de decisão de abrir um e-mail.

– Não adianta nada ter uma estratégia de campanha e um e-mail marketing bem formulado se você não tem para quem mandar.

– A elaboração do conteúdo é um dos passos mais importantes.

[NOTA: Para aplicar as estratégias de e-mail marketing no seu negócio, você precisa de uma plataforma que atenda todas as suas necessidades. Comece o seu teste gratuito com a nossa ferramenta de email marketing agora mesmo clicando aqui.]

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