Como expandir meu negócio usando e-mail marketing

O marketing por e-mail é uma das formas mais eficazes e econômicas de expandir seus negócios.

Uma estratégia de e-mail marketing bem executada pode gerar, segundo a Direct Marketing Association, um retorno de US$ 43,62 para cada dólar investido. Outra pesquisa realizada pelo site emailmonday.com aponta que esse retorno está em torno de US$ 38,00 para cada dólar investido.

Preparei para você algumas dicas sobre o que é e-mail marketing, qual a média de retorno do investimento (ROI), a importância de se conectar com seu público-alvo e diversas outras dicas pra que você possa expandir o seu negócio com e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing focada em utilizar o e-mail como uma ferramenta de marketing direto com seu cliente.

O envio de e-mail marketing pode ser utilizado para oferecer um material gratuito, para criar um relacionamento com seus leads e, principalmente, para conversão desses leads em clientes.

Descobrindo se vale a pena investir em e-mail marketing

Em 2016, a WBR, em parceria com a Emarsys realizou uma pesquisa que constatou a seguinte informação: nenhum outro canal de marketing impulsiona mais a aquisição e retenção de clientes do que o e-mail, incluindo mídias sociais, pesquisas pagas ou pesquisas orgânicas.

Além disso, uma estratégia bem aplicada de e-mail marketing pode gerar como retorno entre US$ 38,00 a US$ 43,62 por dólar aplicado. O que significa uma média de 3800% a 4.300% ROI (retorno sobre investimento).

Traduzindo: para cada US$ 1 investido em campanhas de e-mail marketing, você pode obter US$ 43 em vendas.

Apenas com essas informações é perceptível que uma estratégia de e-mail marketing bem aplicada apresenta um ótimo “custo x benefício”, ou melhor, retorno sobre investimento.

Conectar-se com seu público-alvo é fundamental

Conhecer o seu público-alvo é um passo importante para crescer o seu negócio através do marketing por e-mail. Isso pode ser atingido através da obtenção da maior quantidade de dados possíveis a respeito de sua persona ou avatar.

A persona é a representação hipotética do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Conhecer bem o seu público-alvo e implementar o marketing por e-mail pode te ajudar a manter contato com seus clientes com regularidade, fazendo com que você não saia da cabeça dele.

Mas cuidado: por mais que o e-mail marketing seja uma ótima estratégia de marketing lembre-se de não exagerar no envio. Enviar e-mails com regularidade é ótimo. Evite ao máximo cansar seu lead ou cliente lotando sua caixa de e-mails.

Assim, conectando-se com seu público-alvo pode garantir que quando os seus produtos ou serviços foram apresentados a eles, vão negociar com você.

Peça depoimentos do seu cliente

Se você está pensando que os depoimentos são apenas mais uma modinha ou algo parecido, saiba que está profundamente enganado.

Quando um cliente faz um depoimento falando sobre as qualidades do seu produto ou como ele se sentiu ao utilizá-lo, isso pode fazer com que novos leads se interessem no que você está oferecendo.

Na verdade, os novos depoimentos positivos a respeito do seu produto ou serviço são fundamentais para acionar o gatilho da prova social em seus leads aumentando o interesse no que você tem a oferecer.

Vou fazer uma analogia para que isso fique bem claro: quando você foi buscar um emprego, provavelmente, o seu chefe pediu além do currículo, referências que possam confirmar quem você é, quais funções já executou, no geral, eles querem saber se você é confiável.

Mas fique atento. Antes de tornar público qualquer depoimento ou avaliação de um cliente certifique-se de que tem o consentimento dele.

Então, que tal inovar e conversar com seus clientes para que eles avaliem a respeito do que você tem a oferecer?

Utilize o e-mail marketing para aumentar credibilidade e reconhecimento da sua marca

A partir do momento em que você disponibilizar conteúdo de qualidade, se seu conteúdo for relevante para seu público-alvo sua credibilidade aumentará, fazendo com que sua marca seja cada vez mais reconhecida.

O ideal para aumentar a credibilidade e ter o reconhecimento da sua marca é ser consistente e se comunicar com regularidade, para que seus leitores comecem a esperar seu e-mail.

Esse contato entre o lead e a sua marca permitirá o crescimento do seu negócio.

Eduque seu cliente. Vale a pena!

Uma dúvida a cerca do seu produto ou serviço que um cliente tem pode ser a dúvida de outro cliente. As empresas, entendendo esse ponto, normalmente criam seções de perguntas frequentes em seu site.

Uma ótima sacada é preparar informativos por e-mail a fim de manter seus clientes atualizados com as novidades da sua empresa.

Os clientes antigos também são importantes

Um erro comum praticado por pequenas empresas é se concentrar na aquisição de novos clientes e não observar os clientes que já adquiriram e confiaram em seu produto ou serviço.

Novos clientes são importantes, mas você não pode negligenciar os clientes antigos. Essa é uma prática que não pode ocorrer, pois é mais fácil vender para alguém que já comprou de você, ou seja, é mais fácil reengajar essas pessoas.

Um modo interessante de fazer isso é através de cupons de desconto, principalmente se você tiver a data de aniversário desse cliente, o que possibilitará o envio de um e-mail marketing de aniversário, por exemplo.

O pós-venda é tão importante quanto a aquisição de novos clientes. Portanto, não desapareça após o consumidor adquirir o produto ou serviço, mande e-mails com regularidade, se comunique com o cliente, principalmente, no pós-venda.

Vale frisar: não gaste todas as suas forças na aquisição de novos clientes. Cuidar dos clientes antigos é tão importante quanto cuidar dos novos.

O marketing por e-mail pode trazer novas oportunidades

Caso o conteúdo que você vai oferecer seja útil, informativo e relevante existe uma alta possibilidade das pessoas o compartilharem.

Assim, novas oportunidades podem surgir através do compartilhamento do seu conteúdo.

Converta seus visitantes em clientes

Todo mundo sabe que criar um site requer investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. Após a construção do site, um grande marco para qualquer empreendedor é lança-lo.

Bom, saiba que esse investimento pode se tornar inútil caso seus visitantes não sejam convertidos em clientes.

Nesse momento, uma maneira interessante de superar esse problema é criar um formulário para registrar os novos leads à sua lista de e-mail, convidando-os a se inscreverem na lista e receber conteúdos interessantes, inclusive você pode oferecer alguma recompensa para esta ação.

A partir do momento que o lead fizer parte da sua lista de e-mails, é interessante utilizar alguma ferramenta de automação de e-mail marketing para tornar ainda mais eficaz o disparo de conteúdos.

Mas, lembre-se: o que você prometeu como recompensa deve ser entregue para o lead, caso contrário, o índice de conversão pode abaixar,  ao invés de aumentar.

Envie boletins Informativos

Envie boletins informativos. Eles são um dos tipos mais populares de e-mails marketing para pequenas empresas.

É uma maneira incrível de manter um contato regular com seus assinantes, pois faz com que você permaneça visível e em contato com seus clientes ao mesmo tempo em que se envolve com leads e clientes de maneira consistente.

Essa comunicação possibilitará que sua empresa aumente o reconhecimento da marca e construa um relacionamento poderoso com seu cliente.

Aumentar vendas promovendo novos produtos e serviços

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o objetivo principal de uma estratégia de marketing por e-mail é converter, ou seja, transformar leads em clientes.

Uma prática recomendável é, além de enviar e-mails com novos conteúdos publicados em seu site, também enviar e promover novos produtos ou serviços. Outra prática interessante é sugerir produtos relacionados a produtos já adquiridos.

Não esqueça de listar os benefícios de seu produto ou serviço em seu e-mail. Se seus leitores souberem “o que tem” para eles, é mais provável que seu e-mail tenha impacto maior.

Assim, é fundamental que entre um conteúdo e você consiga expor seu produto ou serviço para que ele possa ser adquirido.  

Não seja considerado um spam

Spam é o recebimento de mensagens não solicitadas, seja através de e-mail, dispositivos móveis (sms), redes socais ou outros meios.

Se você quer implementar uma estratégia de e-mail marketing e ser bem sucedido, uma prática recomendada é que seu e-mail não seja considerado um spam. Sabe aqueles e-mails não solicitados, desesperados para realizar uma venda?

Evite essa prática!

Conclusão

Espero que eu tenha deixado claro para você que é possível fazer seu negócio crescer através do e-mail marketing.

Neste artigo você aprendeu:

  •         O que é e-mail marketing
  •         Se vale a pena investir em e-mail marketing
  •         Que conectar-se com seu público-alvo é fundamental
  •         Pedir depoimentos do seu cliente
  •         Utilizar o e-mail marketing para aumentar credibilidade e reconhecimento da sua marca
  •         Educar seu cliente
  •         Que os clientes antigos também são importantes
  •         Que o marketing por e-mail pode trazer novas oportunidades
  •         Converter seus visitantes em clientes
  •         Enviar boletins Informativos
  •         Aumentar vendas promovendo novos produtos e serviços
  •         Não seja considerado um SPAM

 

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