Como Criar Uma Campanha de E-mail Marketing?

Criar uma campanha de e-mail marketing não será mais um desafio. Com os seis passos que você encontrará a seguir suas campanhas serão muito eficientes e trarão ótimos resultados.

Campanhas de e-mail marketing realizadas de maneira efetiva oferecem muito mais resultados e  possuem muito mais vantagens para você e também para os seus Leads.

Por isso, confira a seguir o passo a passo para criar uma campanha de e-mail marketing efetiva e garantir o sucesso da sua estratégia.

Confira a seguir tudo que preparei e não tenha mais dúvidas:

#1 A lista de e-mails é fundamental

Não adianta nada ter uma estratégia de campanha e um e-mail marketing bem formulado se você não tem para quem enviar, não é mesmo?

Já falamos por aqui também da furada que é comprar listas prontas que estão disponíveis na internet, pois muitas vezes elas são fruto de roubo de dados feito por hackers e também por não formarem uma audiência concreta e realmente interessada nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Para não se envolver em furada, faça um trabalho sólido de captação de e-mails por meio de leads na internet.

O retorno será de pessoas que estão realmente interessadas em receber um conteúdo relevante e sério da sua empresa. Faça valer essa confiança depositada.

O uso de uma Landing Page também pode ajudar, e muito, na missão de construção e manutenção de uma lista robusta para envio de e-mails marketing.

Além disso, use as mídias digitais como a sua grande aliada. Nesses ambientes as pessoas são mais propensas a se cadastrar para conhecer o seu produto ou até mesmo compartilhar uma ideia ou sentimento que pode ser útil na estratégia da sua campanha de marketing digital.

Faça também um trabalho de peso nesses ambientes, procurando sempre atingir seu público-alvo de maneira efetiva e estratégica.

#2 Identidade visual e design do e-mail marketing

identidade visual e o design são fundamentais para garantir o sucesso da sua campanha.

Quando pensamos nesses itens parece até que é algo pequeno, mas na realidade a importância do design e da identidade visual são imensas.

Para entender melhor sobre esses dois itens, vamos separá-los.

identidade visual é algo que toda a comunicação da sua empresa deve apresentar. Se trata da paleta de cores, aplicações de logo e até mesmo as fontes que devem ser usadas. Isso tudo precisa ser algo bem padronizado, assim você evita que cada comunicação saía de um jeito diferente.

O ideal é que seja algo feito por um profissional, mas se caso não for possível fazer este tipo de investimento agora, pequenos cuidados como usar sempre o mesmo jogo de cores, ter um logo e até mesmo usar sempre as mesmas fontes na hora de comunicar, já são atitudes incríveis e que resolvem o problema.

Já o design nada mais é do que o layout no qual o seu e-mail marketing vai ter. Vale um ponto de atenção aqui: isso depende de qual será a natureza do e-mail (daquelas que falamos no tópico anterior).

importante é que o design do seu e-mail marketing faça-se agradável para quem receber essa comunicação, por isso, é bom ficar atento a alguns pontos: o jogo de cores utilizado, a linguagem do e-mail, a disposição dos elementos visuais no corpo do e-mail e também a navegação intuitiva, que ajuda quem não é familiarizado com a ferramenta.

#3 Escolha o tipo de e-mail marketing ideal

O tipo de e-mail marketing vai depender da natureza do seu negócio, não existe um tipo de e-mail marketing que sirva para todos.

É fundamental para o seu negócio que o relacionamento com os stakeholders mantenha-se fomentado. O e-mail marketing é uma ferramenta para relacionamento, e não importa o tipo do negócio.

No entanto, por se tratar de algo tão versátil é preciso escolher qual a natureza do e-mail marketing que será mais assertiva para a sua atuação.

Conheça os tipos de e-mail marketing:

O envio de e-mail marketing visando promoção é ideal para varejistas e lojas que buscam aumentar o número de vendas e até mesmo fidelizar clientes.

Já o envio de newsletter com o objetivo de fomentar o relacionamento com a audiência é o mais versátil e ideal para dialogar com diversos públicos, como clientes, fornecedores e entidades de classe.

Para a captação de novos clientes é necessário o envio de e-mail marketing mais cuidadoso e detalhado, pois requer uma lista de e-mail de pessoas que nunca tiveram contato comercial com a sua marca.

E por último, o disparo de e-mail marketing com o objetivo de fidelização de clientes é também uma ótima estratégia, desde que ofereça vantagens reais para os clientes e tenha conteúdo considerado relevante para o contexto de fidelização.

Com o tipo de e-mail marketing escolhido é hora de ir para o próximo passo.

#4 Tenha cuidado na elaboração do conteúdo da sua campanha de marketing digital

elaboração do conteúdo é um dos passos mais importantes, por isso deve ser elaborada com muita cautela, pois é justamente de textos mal escritos que surgem diversas interpretações, confusões na internet e podem causar problemas para a empresa.

Isso é do que devemos fugir a todo custo. Ter cuidado é pouco na hora de elaborar o conteúdo que será enviado no e-mail marketing da sua empresa.

O que você precisa ter em mente na hora de formular este texto é o que você deseja comunicar e quais sentimentos quer provocar no leitor durante a leitura do texto.

Como por exemplo, ao comunicar uma promoção, sensações como a euforia e a felicidade são sentimentos que podem ajudar a concretizar a venda. Tendo isso em vista, a elaboração desse texto deve remeter a ações com energia, mas ao mesmo tempo transparecer leveza.

Já quando falamos em e-mail marketing para o envio de newsletter, você precisa prender a atenção do leitor para temas que sejam relevantes a ele e que também passem credibilidade sobre a sua empresa.

#5 Toda campanha de e-mail marketing deve ter imagens

O cérebro humano tem a incrível capacidade de processar imagens até 50 vezes mais rápido do que os textos. Isso é algo que precisa ser aproveitado em sua estratégia de campanha.

É bastante estratégico o uso de imagens no e-mail marketing, pois quando associadas ao conteúdo de maneira correta deixam o leitor mais interessado e disposto a interagir com a empresa.

Com todas essas informações, tenha cuidado ao selecionar as imagens que serão utilizadas nos disparos dos e-mails.

Uma boa imagem pode ajudar, assim como uma imagem ruim pode atrapalhar a sua reputação.

Fuja de estereótipos, evite discursos racistas ou que alguma minoria possa se sentir ofendida. Isso é bastante delicado e muitas vezes não vemos problemas, já outras pessoas sim. Todo cuidado é pouco!

#6 Definindo o assunto do seu e-mail marketing

Este também é outro item fundamental do e-mail marketing, que frequentemente é negligenciado.

O assunto do e-mail é responsável por grande parte da tomada de decisão de abri-lo. Para garantir que você não tenha problemas ao elaborar o assunto dos seus e-mail marketing, aqui deixo algumas dicas:

– Procure criar assuntos para o seu e-mail marketing que estejam relacionados com o conteúdo dele, mas também que tenham algum gatilho que faça o cliente querer abrir, como por exemplo, o nome do seu cliente ou uma ‘call to action’.

A call to action (“chamada para ação”) pode ser algo como “Abra. Você não vai se arrepender!”; “Venha conferir os melhores preços do mercado”, “Oportunidade imperdível para você”, e inúmeras de outras possibilidades. O importante é que tenha algum verbo sempre convidando o leitor a realizar alguma ação: “abra”, “confira”, “clique” e “compartilhe”, são ótimos exemplos.

Além disso, ele deve conter entre 50 e 60 caracteres, assim não ficará muito extenso para ler e nem um pouco difícil a ponto de o cliente não saber do que se trata.

Mostrar os benefícios contidos no e-mail também é uma boa estratégia para chamar a atenção para o assunto do e-mail e garantir que ele seja aberto.

O senso de urgência é algo igualmente utilizado e pode funcionar, no entanto, tenha cuidado para não criar algo forçado, pois o resultado pode ser o oposto.

Da mesma maneira, gerar curiosidade pode ser uma estratégia interessante, desde que você consiga despertar esse sentimento sem gerar sensações conflituosos, como por exemplo a aflição.

E por último, criar a identificação dos públicos é algo que funciona muito bem e pode ser usado nos outros elementos que já vimos por aqui, não somente no assunto do e-mail.

Conclusão

Hoje você aprendeu a como elaborar uma campanha de e-mail marketing efetiva em seis passos práticos. São eles:

  1. A lista de e-mails é fundamental: Não adianta nada ter uma estratégia de campanha e um e-mail marketing bem formulado se você não tem para quem mandar, não é mesmo?
  2. Identidade visual e design do e-mail marketing: A identidade visual e o design são fundamentais para garantir o sucesso da sua campanha.
  3. Escolha o tipo de e-mail marketing ideal: O tipo de e-mail marketing vai depender da natureza do seu negócio, não existe um tipo de e-mail marketing que sirva para todos.
  4. Tenha cuidado na elaboração do conteúdo da sua campanha de marketing digital;
  5. Toda campanha de e-mail marketing deve ter imagens: A elaboração do conteúdo é um dos passos mais importantes, por isso deve ser elaborada com muita cautela, pois é justamente de textos mal
    escritos que surgem diversas interpretações, confusões na internet e podem causar problemas para a empresa.
  6. Definindo o assunto do seu e-mail marketing: O assunto do e-mail é responsável por grande parte da tomada de decisão de abri-lo.

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