E-mail Marketing: Descubra Como Evitar SPAM

Nesse artigo vamos abordar como enviar um e-mail sem que ele seja direcionado para SPAM, fique alerta e aprenda como não cometer erros.

Uma das maiores dificuldades encontradas ultimamente é justamente os e-mails que vão parar no SPAM, email marketing sem spamisso mesmo.

Já parou para analisar que ninguém verifica essa pasta? E que ninguém abre essa pasta a procura de E-mails de promoções, ou algo do tipo?

Por isso, é relevante você ler e aprender como deixar o seu e-mail coerente para que ele atinja seu objetivo inicial.

 


O que é SPAM?

Apesar de não existir um conceito para o termo, a versão mais aceita é de um produto americano – presunto enlatado. A abreviação é conhecida como spiced ham, que fazendo um jogo de letras fica justamente SPAM.

Esse presunto foi comercializado no ano de 1937 no EUA, mas também na Inglaterra. E aconteceu que um restaurante britânico passou a servir em todos os seus pratos esse presunto, mesmo sem o consentimento de seus clientes.

Então, entrou em ação um grupo de comediantes britânicos, Monty Python, que ficou em cartaz na década de 70, encenando uma cena deste restaurante.

A partir de então spam virou sinônimo de que tudo que é enviado em grandes quantidades sem o consentimento de seus clientes ou destinatários.

Esses tipos de E-mail recebem outro nome como UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).

Em sua grande maioria os e-mails têm conteúdo de propagandas.

 

Como Evitar Que Seu E-mail se Tornem um SPAM?

Você deverá tomar muito cuidado com a prevenção deste problema. Tente sempre se adiantar ao problema, e não ser movido por ele.

A pergunta que sempre vem em nossa cabeça é, como devo fazer? Justamente isso que vamos abordar.

Siga essas 5 fases para evitar que seus e-mails caiam na caixa de SPAM

1) A primeira fase que deverá ser analisada é justamente o Assunto do E-mail. É importantíssimo que você utilize até 50 caracteres, e uma quantidade de 5 a 8 palavras, essa quantidade é razoável.

Evite, alguns termos para que não possa ser identificados como SPAM, segue um deles para que você possa tomar conhecimento, e jamais utilizá-los. (mailmkt, crédito, clique aqui, grátis, promoção, curso).

Outras coisas que não poderá ser utilizadas são os famosos cifrões ($$$), exclamações, entre outros.

No assunto, sempre coloque o necessário para seu cliente em uma vista rápida possa perceber que existe algum conteúdo importante para ser lido.

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2) A segunda fase é justamente o cuidado em relação ao uso de imagens na hora da formatação do e-mail. É importante ressaltar que se for utilizar imagens deverá se atentar na utilização de 50% para cada (Imagem e Texto).

Quando optar por usar imagens, utilizar sempre Alt Tags nelas, sempre colocando um texto que descreva essa imagem.

Isso permitirá que suas imagens sejam compreendidas pelo os seus clientes antes mesmo do carregamento da imagem. Você também poderá usar hiperlinks.

Deixe sempre seu HTML simples e puro, e evite sempre CSS em arquivos externos.

3) A terceira fase é o conhecido SPF (Sender Policy Framework) esse mecanismo foi criado com o intuito de barrar conteúdos inúteis e perigosos, impedindo sempre que eles cheguem em seus destinos.

Vale lembrar que seus e-mails deverão ser bem elaborados, claro que isso é desafiador, e exige cuidados técnicos muito específicos.

Mas o maior cuidado que você deverá tomar é justamente a parte do envio do e-mail que deverá ser enviada pelo o seu próprio domínio, pois, eles costumam barrar aqueles que são enviados de outros.

4) Quarta fase, é a necessidade de acrescentar em seu e-mail marketing uma opção de opt-out. Essa opção fará com que se o seu contato/cliente ao ver e-mail e não gostar do conteúdo, ele poderá ter a opção de sair de seus contatos, uma vez que isso não se torna tão negativo como a classificação de SPAM.

5) A quinta e a última fase é um alerta para você, em hipótese alguma compre listas de e-mails, elas não funcionam e mancham a sua reputação. Esse sem dúvidas será um dos piores investimentos que você poderá fazer.

Nesse caso é aconselhável que você acrescente em sua página um opt-in (caixa de texto para pessoa colocar o e-mail) que dá a opção do seu cliente realizar um cadastro, e a pessoa que fizer, sem dúvidas está deixando a priori uma mensagem positiva, ao passar a impressão que quer receber seus conteúdos.

Outra ferramenta que poderá lhe auxiliar ainda mais é justamente o “double opt-in” que só deixará cadastrar e-mail se ele estiver correto, e que solicita ao seu novo contato uma confirmação no e-mail.

Por isso nossa principal dica é que você só envie e-mail para quem se cadastrou em sua lista.

Assim você conhecerá quem irá receber seu conteúdo, e poderá disparar e-mails que agradem a cada um. Uma vez que além da conquista, poderá também realizar as vendas.

Porque É Importante Tomar Cuidado com o SPAM?

Apesar de sabermos que sempre haverá uma grande probabilidade de seu e-mail ser filtrado como SPAM, é necessário que, você como emitente, tome todos os procedimentos cabíveis para que isso não aconteça.

Cerca de 50% dos e-mails enviados atualmente em todo o Brasil, são classificados como SPAM.

Sem falar que, seu e-mail faz parte da imagem da sua empresa, e se eles ficarem sendo direcionados ao SPAM, no mínimo sua imagem será prejudicada e você irá dificuldades para enviar e-mails para pessoas que realmente estão interessadas no seu conteúdo.

 

Como o E-mail Filtra SPAM?

Todos os envios de mensagens devem seguir um protocolo para que eles possam atingir seu objetivo de chegar em um destinatário ou destinatários.

Os maiores servidores de e-mails gratuitos, como Gmail, Yahoo, Hotmail, entre outros, possuem um mecanismo conhecido como anti-spam, que serve justamente para barrar e-mails que possam prejudicar sua caixa de entrada.

Esses anti-spam analisam sempre o remetente, antes mesmo do conteúdo que vem no corpo do e-mail.

 

Conclusão

Por fim, deve se analisar sempre a construção do seu corpo de E-mail, verificando sempre as dicas que você conseguiu absorver ao longo do conteúdo deste artigo.

Você precisa além de analisar, monitorar todo o processo, para que seu nome/e-mail esteja sempre bem avaliado por seus clientes, e consumidores.

Você poderá sempre que possível estudar seus clientes, seus gostos, suas necessidades, e assim enviar o conteúdo que eles precisam ler/comprar. Lembre que isso irá conquistá-lo e trará a satisfação.

Então se você gostou de nosso artigo e quer saber um pouco mais, ou tem alguma dúvida e que precisa de algum esclarecimento, nos envie um comentário, ou então nos envie uma mensagem pela nossa página de contatos.

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