E-mail Marketing: O Que é e Como Funciona?

As estratégias servem para produzir planos para um único objetivo, atingir as metas.

Para isso, nos últimos anos tem-se visto falar de uma dessas estratégias que é conhecida como marketing digital.

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Pois é, o marketing produzido por via internet. Por isso neste artigo vamos descrever uma das ferramentas mais poderosas usado no marketing digital, que se chama,E-mail Marketing.

Neste artigo você irá saber tudo sobre o que é “E-mail Marketing” e como funciona, tirando todas as suas dúvidas e mostrando verdadeiros segredo dessa ferramenta, com o intuito de levar você a atingir as suas metas e resultados com ações online.

Veja os conteúdos que iremos abordar neste artigo:


O que é E-mail Marketing?

O E-mail Marketing, além de ser uma opção de publicidade on-line rentável e econômica, é uma ferramenta fundamental para você que deseja desenvolver seu negócio.

Essa estratégia tem se tornado cada vez mais eficiente no mundo do marketing digital.

O custo dessa estratégia é mínimo, apresentando o menor custo dentre as ferramentas de marketing digital, sem falar que o e-mail marketing mantém é uma relação com seus contatos de forma direta, e um relacionamento bilateral.

Muitas empresas usam dessa ferramenta para promover vendas.

Quem aqui nunca recebeu um e-mail de uma dessas grandes lojas com megas promoções? Pois é, a maioria das pessoas já receberam esse tipo de e-mail, e isso é nada mais e nada menos do que o famoso “E-mail Marketing” invadindo o espaço e se tornando cada vez mais poderoso.

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Em outras palavras, o E-mail Marketing é, todo E-mail que é enviado de uma empresa para os seus clientes, ou potenciais clientes, com o propósito de alcançar a venda.

Alguns exemplos de E-mail Marketing que constantemente costumam chegar nas caixas de entradas dos seus consumidores são:

  • Promoções;
  • Ofertas;
  • Divulgação;
  • Curadoria de Conteúdos (newsletters);

Então nosso conselho para você é o seguinte, veja seu(s) objetivo(s), trace as estratégias e alcance suas metas por meio desta ferramenta tão incrível.


Por que usar E-mail Marketing?

como usar email marketing

A utilização desta ferramenta tem trazido bons resultados para muitas pessoas que apostaram nela.

Segundo um estudo feito pelo Grupo Radicati, o e-mail cada vez mais terá um grande alcance, com a expectativa de que no ano de 2019, cerca de mais de um terço da população mundial estará utilizando e-mail.

O E-mail Marketing também tem uma forma flexível de criação. Tudo dependerá da sua criatividade, desde a utilização de imagens, GIF’s, links, entre outros.

Sem falar que não existe limite de caracteres. Sua imaginação e nossa ajuda irá guiar a você a utilizar a ferramenta de email marketing da melhor forma possível.

Lembrando a você que quanto melhor seu layout do e-mail, texto e outros detalhes, mais chamará a atenção de seus consumidores e potenciais clientes.

Tornando assim cada vez mais eficiente essa estratégia no mundo do marketing digital.

 

Quais são os Tipos de E-mail Marketing?

Muitas empresas utilizam desse método para manter relacionamento bilateral com os seus clientes, ou potenciais consumidores de uma forma direta.

Uma das maneiras que é utilizada é para o envio periódico de e-mails, sempre com novas ofertas, fazendo com que seu cliente seja estimulado a realizar a compra.

Nesses modelos que são enviados, seguem abaixo alguns tipos:

  • E-mails promocionais: Servem para exclusivamente para divulgar ofertas e promoções, seja ela em lojas virtuais ou físicas;
  • E-mails transacionais: São vistos com mais frequência para comunicar sobre processos e transações, como compras online e rastreamento de produtos;
  • E-mails relacionais: Esse é estritamente para manter o relacionamento, sem querer provocar a venda de uma forma direta, entretanto seu principal objetivo é de enviar e-mails com notícias e novidades, ou divulgação de eventos (Newsletter);

 

Quais as vantagens de se utilizar E-mail Marketing?

A tática dessa ferramenta está na utilização dela com todas as suas funcionalidades.

Até por que não é apenas uma estratégia de enviar os e-mails, mas também de realizar um levantamento de toda a sua campanha, isso é uma das grandes vantagens de usá-la.

Desde o acompanhamento de quantas pessoas clicaram em seu e-mail, quantas pessoas abriram seu site através do seu e-mail, e até quantas pessoas realizaram a compra.

Sempre visando uma melhoria em seus envios. Isso consegue ajudá-lo na hora da análise de marketing, fazendo as devidas melhorias para incentivar ainda mais a venda.

Outra vantagem é a simplicidade na comunicação que essa ferramenta oferece.

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Além de ter uma comunicação direta, você terá a oportunidade de agradar o seu consumidor ou os potenciais clientes com o seu conteúdo exposto no corpo do e-mail, fazendo com que ele sinta o desejo de realizar compra, ou de entrar em contato com você respondendo o seu e-mail.

Essa facilidade faz com que você crie ao enviar o e-mail uma audiência qualificada, aumentando assim seus números, uma vez que você conseguirá atender as necessidades de seu público alvo.

 

Quais são as estratégias essenciais na hora de utilizar E-mail Marketing?

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A estratégia quando traçada corretamente fará você bater sua tão sonhada meta de uma forma mais rápida. Vale ressaltar que o trabalho duro, é mais importante do que qualquer genialidade.

O bom planejamento deverá ser bem realizado, focando muito na construção de uma relação duradoura com seus contatos.

Você deverá ser bem cauteloso, sempre dosando no envio dos e-mails, de uma forma que não deixe você ser esquecido, nem tampouco de uma forma que seja repetitivo que leve seus e-mails para o spam de seu público.

Uma das estratégias mais eficazes para que torne eficiente em seus envios, é o uso do calendário, para que os e-mails sejam enviados de uma forma recorrente garantindo um espaçamento suficiente entre um e-mail e outro, sempre abordando assuntos diversos, sem ser repetitivo.

 

Como redigir E-mails Incríveis?

Além de necessitarmos das grandes estratégias para manter o foco no objetivo, você precisa ter um e-mail incrível.

Mas como posso escrever um e-mail incrível para estimular a venda em meu cliente ou potencial consumidor?

Antes de tudo, você precisa possuir três ingredientes: Um domínio, Uma ferramenta de E-mail e Uma pessoa.

Após conseguir esses três ingredientes, vamos para o que realmente nos interessa.

Temos também três grandes dicas para você que quer escrever corpo de e-mails incríveis, e de uma vez por todas persuadir seu público alvo, são elas:

  1.   Mantenha sempre o texto curto, alguns cientistas afirmam que a atenção dos seres humanos nos dias atuais é de oito segundos.Então se você quer realmente conquistar de vez seu público, é necessário que sempre que for redigir, lembre-se que é aconselhável manter seu texto com poucos caracteres;
  2.   A linguagem adequada é necessária para que possa manter uma relação estável com seu público, vale ressaltar que é muito relativo essa questão de linguagem, tendo em vista que sempre muda de região para região.Identifique seu cliente, e trate-o da forma adequada, usando os devidos jargões, e banindo algumas gírias;
  3.   Após esses dois conselhos incríveis, é necessário o estabelecimento de um tom de voz, para fechar com chave de ouro.Você precisa chamá-lo pelo o nome, e tratá-lo de uma maneira que vai conquistá-lo e deixá-lo interessado na conversa, tornando o assunto bilateral.

 

Como acompanhar o sucesso das minhas campanhas por e-mail?

Assim como já foi citado anteriormente nesse artigo, existe uma opção nesta ferramenta que se chama de acompanhamento métrico, onde você saberá tudo que precisará saber para o aprimoramento de seu e-mail marketing.

Essas funções servem para que você esteja sempre no processo de querer buscar ser o melhor.

Através dessa opção você saberá quantas pessoas  clicaram, quantas pessoas abriram seus e-mails, quantas não querem receber, entre outros números que são possíveis você acompanhar.

Esses números são conhecidos como alguns nomes, são eles:

  • Taxa de abertura: Quantas pessoas receberam e abriram seu e-mail;
  • Taxa de clique: Quantas pessoas receberam e clicaram no conteúdo do seu e-mail;
  • Crescimento da sua lista de contatos: Quantas pessoas querem receber seus e-mails;
  • Taxa de unsubscribe: Quantas pessoas optaram por parar de receber seus e-mails;


Como avançar para o próximo nível?

Após adquirir todo esse conhecimento explanado em nosso artigo, não poderíamos deixar de dar uma última orientação.

Você precisa sempre trabalhar com um plano de ação, mesmo depois de implementar tudo no E-mail Marketing.

Você deve sempre procurar levar a sua estratégia para um outro nível mais elevado, isso se chama desafio, e quanto mais, melhor para você que pensa em se tornar uma referência em seu ramo.

Esse plano de ação você deverá estabelecer, isso sempre vai ser o passo mais importante para seu avanço.

Partindo desse pressuposto, você agora poderá definir um espaçamento no envio de e-mails, e quais enviar, e para quem enviar.

Dessa forma você irá avançar para um outro nível, sempre acompanhando as 5 etapas abaixo que irá lhe auxiliar.

  • Determinar sua persona;
  • Ordenar qual conteúdo vai ser enviado;
  • Fixar a frequência de envios;
  • Estabelecer os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar;
  • Organizar um calendário de envio.

Conclusão

Por fim, você pode perceber que o E-mail Marketing é uma ferramenta importantíssima para um desenvolvimento de seus negócios no marketing digital.

Vale reforçar que o E-mail Marketing, conta com um planejamento, com metas traçadas e bons acompanhamentos, sempre procurando a evolução e aprimoramento da prática.

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