Como Fidelizar Clientes Com E-mail Marketing?

Na mesma proporção do desenvolvimento do marketing digital, vem também as inovações de ferramentas, e claro que com isso você terá que acompanhar essa evolução, para que seu negócio fique realmente consolidado no Mercado.

Estou falando da “Fidelização de Clientes”, que é uma das apostas mais promissoras e que tem conquistado o marketing digital, e você o que está esperando para utilizar também?fidelizar-cliente-da-oficina

Leia este artigo e saberá tudo sobre essa incrível ferramenta, que tem despertado os olhares de grandes empresas a nível mundial e também nacional.

Esse artigo trará para você alguns conhecimentos importantíssimos para banir qualquer dúvida sobre Como Fidelizar Clientes Com E-mail Marketing, segue os tópicos que serão abordados:

 


O que é a Fidelização de Clientes?

A Fidelização de Clientes se trata justamente em convencer seu público-alvo a ser fiel aos seus produtos, marcas ou serviços.

Uma vez que seus clientes não irão pensar somente no preço, pagarão não só pela qualidade empregada, mas também pelo o fato de terem tido uma ótima experiência durante a no pós-venda.

Então, antes de comentar sobre como usar o e-mail marketing para fidelizar clientes, vamos comentar um pouco sobre como realizar o processo de fidelização antes mesmo de iniciar suas campanhas por e-mail.

Para conseguir isso, você precisará seguir algumas etapas para lhe auxiliar em ser eficiente na prática de Fidelização de Clientes.

Podemos citar 5 etapas que se você fizer, existem grandes chance de que seu público-alvo irá se fidelizar com você.

  1. A primeira fase é que você sempre terá que atender seu cliente de uma forma como ele gosta de ser atendido, fazendo ele se tornar único e importante.

    Lembre-se, o bom atendimento pode encantar qualquer cliente, estimulando a ele ser fiel aos seus produtos, marcas ou serviços.

  2. A segunda etapa é simples, você irá direcionar o foco para o cliente certo, para isso você terá que direcionar as estratégias de sua empresa para as pessoas certas, gerando assim um atendimento de qualidade.

    “Mas como vou saber se estou indo na direção certa?”

    Neste caso iremos auxiliar a você a descobrir essa direção, por meio de perguntas:


    Quem são seus clientes? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos e serviços? Quais são seus medos? Quais são seus desejos mais profundos?

    Esses questionamentos irão possibilitar a você descobrir a direção e manter sempre o foco com seus fiéis clientes, uma vez que isso irá ajudar na qualidade do atendimento, e na satisfação do cliente.

    Lembre, a fidelização é muito mais do que a venda, é também a boa experiência da pós-venda.

  3. A terceira etapa, é a fidelização de seus clientes com a teoria da pirâmide invertida, onde em cima sempre ficará o cliente, e abaixo deles os vendedores e na base os líderes e gestores que tem o conhecimento para sustentar todo o sistema.

    Até porque o foco não é de fato a venda, mas sim a conquista de clientes.

  4. O tratamento VIP é a quarta etapa, e não poderíamos de dar ênfase a essa fase.

    O cliente fidelizado irá gerar uma porcentagem de faturamento em sua empresa, o que irá lhe obrigar a sempre manter esse faturamento em constante crescimento.

    Para que isso aconteça você deverá investir em um tratamento personalizado, ou seja, VIP. Com promoções, adiantamentos de lançamentos, cupons de descontos, entre outros.

  5. Por fim, a última etapa, é bastante conhecida, talvez seja a mais simples, e uma das mais importantes, que é o monitoramento.

    Seu acompanhamento de seu trabalho por essa ferramenta irá diagnosticar sempre que possível seus erros, também seus acertos.

    Dessa forma você saberá onde investir, onde parar o investimento.

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Após a execução das etapas de uma forma minuciosa, você já irá identificar grandes mudanças, uma vez que ela é infalível para conquistar de vez seus clientes e torná-lo fiéis aos seus produtos, marcas e serviços.

Sempre gerando um bom relacionamento e satisfação com o seu serviço prestado.


O que é E-mail Marketing?

O E-mail Marketing, além de ser uma opção de publicidade on-line rentável e econômica, é uma ferramenta fundamental para você que deseja desenvolver seu negócio. Essa estratégia tem se tornado cada vez mais eficiente no mundo do marketing digital.

Uma vez que, o custo dessa estratégia é mínima, apresentando o menor custo dentre as ferramentas de marketing digital, sem falar que o e-mail marketing mantém uma relação com seus contatos de forma direta, e um relacionamento bilateral.

Muitas empresas usam dessa ferramenta para promover vendas. Quem aqui nunca recebeu um e-mail de uma dessas grandes lojas com megas promoções? Pois é, a maioria das pessoas já receberam esse tipo de e-mails, e isso é nada mais e nada menos do que o famoso “E-mail Marketing” invadindo o espaço e se tornando cada vez mais poderoso.

Em outras palavras, o E-mail Marketing é, todo E-mail que é enviado de uma empresa para os seus clientes, ou potenciais clientes, com o propósito de alcançar a venda.

Alguns exemplos de E-mail Marketing que constantemente costumam chegar nas caixas de entradas dos seus consumidores são:

  • Promoções;
  • Ofertas;
  • Divulgação;
  • Curadoria de Conteúdos (newsletters);

Então nosso conselho para você é o seguinte, veja seu(s) objetivo(s), trace as estratégias e alcance suas metas por meio desta ferramenta tão incrível.

A Fidelização de Clientes pode ser feita por meio do E-mail Marketing?

A resposta para essa pergunta é sim!

Se você souber utilizar o E-mail Marketing da forma correta, você sem dúvidas irá atingir as suas metas, uma vez que o E-mail Marketing é a arma mais poderosa para fidelização de clientes, basta você lembrar do que escrevi anteriormente:

“O seu foco não é em venda imediata, mas sim na lealdade dos seus clientes, focando sempre na fidelização, satisfazendo, tornando ele especial para que ele se sinta confortável e seguro para realizar a compra.”

A verdade é que o E-mail Marketing veio de vez para ajudar ainda mais na conquista da Fidelização de clientes, um caminho simples, rentável e eficiente.

Afinal, Como Fidelizar Clientes Usando E-mail Marketing?

Nesse tópico iremos abordar as 3 fases, que também se subdividem em outras 3, para que possa lhe auxiliar no alcance do êxito na fidelização dos seus clientes usando e-mail marketing.

1 – Personalização da Comunicação

Você precisa focar na personalização da sua comunicação principalmente para que se crie uma marca visual. Isso é primordial para que você conquiste não apenas a mente, mas também o coração, o que é o principal.

  • Comece com uma mensagem de Boas-Vindas;

É primordial começar uma relação, seja ela qual for, com as Boas-Vindas, um dos pontos a ser enfatizado neste artigo, é justamente o tratamento com seu cliente, seu foco tem que ser sempre tratá-lo bem e levá-lo a plena satisfação.

  • Suas Mensagens Humanizadas;

Lembrando que suas mensagens devem ser sempre humanizadas, mas como assim? Elas devem ser formuladas com uma linguagem não tão formal, salvo se sua empresa trabalhar com isto.

Seu conteúdo não poderá transparecer que é algo robotizado ou mecânico.

Deixe sempre sua mensagem mais próxima do leitor, faça que ele sinta parte dela.

  • Datas Comemorativas;

As datas comemorativas, é um outro ponto forte que você deverá dar uma atenção a mais, até porque os detalhes fazem toda a diferença.

Se atente a datas de aniversários, a dias especiais como natal, ano novo, dia dos pais e dia das mães, isso é um pequeno gesto, mas com toda a certeza irá demonstrar para seu cliente o quanto ele é especial.

2 – E-mails Incríveis

Esses e-mails incríveis fazem qualquer leitor se apaixonar pelo o conteúdo que está sendo exposto. Faça isso de uma forma que impressione, conquistando também o seu coração.

  • Escolha o melhor formato para o Corpo do Email;

O seu corpo do e-mail deverá ser sempre curto e objetivo, e acrescente nele todas as informações necessárias para entregar ao seu cliente.

O conteúdo além de ser curto e objetivo, é necessário que seja bastante claro.Instigando a ele clicar nos CTAs (call-to-action, botão de chamada para ação) que existem ao longo das mensagens.

  • Otimização de seus e-mails para Dispositivos Móveis;

Como a maioria das pessoas hoje utilizam dispositivos móveis, você deverá criar algo atraente para os seus usuários, uma vez que muitos irão ler seus e-mail por via celular, tablets, entre outros.

  • Crie uma linha de assuntos interessante;

Não poderíamos deixar de abordar sobre um assunto crucial para seus negócios. Lembre-se que na caixa de entrada de seus clientes, não irá receber somente os seus e-mails. Por isso, você deverá investir em assuntos interessantes.

Quanto melhor for o seu corpo do e-mail, melhor será o destaque para o leitor.

Faça sempre e-mails que apelem para as sensações e o emocional do leitor, prometa sempre algo revolucionário e fuja sempre da frieza e impessoalidade. Claro que para ser um diferencial na busca incessante da fidelização de clientes, você deverá ser sempre criativo e original.

3 – Acompanhamento dos E-mails


  • Sugestões de Clientes;

Sempre que possível você deverá executar isso, uma vez que para seus clientes, se torna algo conquistador saber que a opinião dele é importante para você.

Além de ser algo importante para seu cliente, é também algo ótimo para seu empreendimento. Sabendo da opinião de uma outra pessoa que consome o sua marca, produto e serviço.

O Feedback é algo impressionante e revolucionário, aproveite e conquiste seus objetivos.


  • Dê dicas e sugestões;

Sempre é importante e um diferencial se você que já é uma autoridade no ramo, sempre poder dar dicas e sugestões aos seu clientes.

É muito mais do que só a venda, é também o fornecimento de conteúdo e cultura.

Priorize isso, irá agradar seu cliente e fidelizá-lo sempre a você.


  • Análise os dados para fidelização de clientes;

Por último você deverá realizar o acompanhamento de todo o processo, sempre averiguando a ferramenta que é disponível pelo o e-mail marketig.

Assim que você tomar conhecimento de todos os dados, lembre-se que você deverá rever onde errou, procurar acertar, e buscar de uma forma incansável fidelizar clientes.

Um cliente fidelizado sempre voltará a comprar.

Quais os principais benefícios da fidelização de clientes?

Um dos principais benefícios da fidelização de clientes é justamente saber que um cliente fiel voltará sempre para realizar novas compras.

Pois o mesmo já tem conhecimento do produto, da marca e de seus serviços, e não precisará focar mais tanto na persuasão para ele realizar a compra com você.

Por isso, essa necessidade que muitas empresas conseguiram enxergar, de que é mais fácil um cliente fiel voltar a comprar do que um novo, o que resulta no grande investimento de manter sempre um bom relacionamento com os seus clientes, desde o momento da pré-venda até o pós-venda.


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A Fidelização tem sido a responsável por maioria dos faturamentos das grandes empresas, uma vez que o cliente tem total confiança no serviço que é prestado.

Desse modo, a prática mais frequente na busca incansável de conseguir clientes fiéis, é justamente a do E-mail Marketing.

Estabeleça Estratégias

As estratégias lhe guiarão para conquistar seus objetivos, uma vez que você precisa ter um foco, e segui-lo a todo custo.

O marketing digital vem trabalhando muito na construção de relacionamentos duradouros entre vendedor e clientes, uma vez que essa relação sempre irá produzir bons faturamentos para você.

Uma dica importantíssima, nunca devemos superlotar os nossos consumidores com tantos e-mails, a ponto deles ficarem chateados com isso.

Antes de tudo, você deverá sempre utilizar de um calendário para que os envios sejam periódicos, com assuntos que interessam cada consumidor, lembra do que te aconselhamos?

“Trate-os como eles gostam de ser tratados.”

Outra estratégia que poderá lhe ajudar muito é, trace fases em seus e-mails enquanto a fidelização, e assim comece a ultrapassar cada fase todas as vezes que for atingindo as metas.

E sempre que possível aprimorando seus métodos através do incansável acompanhamento.

Para sua sorte, iremos abordar no tópico seguinte o assunto sobre acompanhamento de métricas.

Como acompanhar o sucesso das minhas campanhas?

Essa etapa de todo o processo de fidelização é onde você descobrirá onde você está acertando ou errando, o próprio e-mail marketing disponibilizará uma opção para você aprimorar todo o processo, essa opção se chama de acompanhamento métrico, onde você saberá tudo que precisará saber para o aprimoramento de seu e-mail marketing na tentativa de fidelizar seus clientes.

Esse acompanhamento métrico será bastante preciso em cada resultado. Os números são conhecidos como alguns nomes, são eles:

  • Taxa de abertura: Quantas pessoas receberam e abriram seu e-mail;
  • Taxa de clique: Quantas pessoas receberam e clicaram no conteúdo do seu e-mail;
  • Crescimento da sua lista de contatos: Quantas pessoas querem receber seus e-mails;
  • Taxa de unsubscribe: Quantas pessoas optaram por parar de receber seus e-mails;


Conclusão

Por fim, chegamos a conclusão que um dos melhores caminhos para a Fidelização de Clientes é o E-mail Marketing, que poderá de uma forma simples, econômica e rentável lhe dar um retorno e um alcance acima do esperado.

A Fidelização de Clientes tem mostrado bons resultados, e você o que espera para atingir também e mudar a história do seu negócio?

Então não perca tempo, caso tenha gostado do nosso artigo e quer saber um pouco mais, ou se ainda resta alguma dúvida. Deixe seu comentário logo abaixo, ou então envia uma mensagem pela nossa página de contatos.

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