O Que é E-mail Marketing B2B?

O que é e-mail marketing B2B?

O e-mail marketing é uma ferramenta considerada fundamental em toda estratégia de marketing, por isso hoje você vai aprender a explorar a sua funcionalidade B2B.

No entanto, antes é importante entender quais são as diferenças dessa funcionalidade do e-mail marketing e para que tipo de negócio ela é indicada.

Para te ajudar nessa missão, separamos seis dicas sobre o e-mail marketing B2B e como você poderá implementar na sua empresa e obter mais vantagens com os públicos de interesse da organização.

Confira a seguir o que preparei:

Qual a diferença entre e-mail marketing B2C e B2B?

Vamos entender qual a diferença entre essas duas funcionalidades do e-mail marketing e como elas são úteis para os seus negócios.

Existem muitas diferenças entre as campanhas de marketing B2B e B2C e-mail, por isso é importante encará-los como áreas diferentes do negócio.

Antes de mais nada vamos entender o que é o público B2B, uma sigla em inglês utilizada para abreviar o termo Business to Business, ou seja, empresas que prestam serviços para outras empresas e não para o consumidor final.

Já o B2C é a siglas em inglês utilizada para abreviar a frase Business to Consumer, ou seja, empresas que prestam serviços para o consumidor final, como por exemplo, empresas do setor do varejo.

A diferença está exatamente no público-alvo nesses dois modelos de negócios: o B2B presta serviço para outras empresas já o B2C presta serviço para o consumidor final. Este detalhe já faz uma grande diferença nas estratégias de comunicação e marketing do negócio.

É comum que a população esteja mais familiarizada com empresas que prestam serviços ao consumidor final, como por exemplo os grandes varejistas. No entanto, grandes empresas B2B também são conhecidas, como a GE ou Intel, que são grandes empresas que fazem negócios com outras empresas.

Se você está enviando e-mail para um público B2B, é imprescindível entender quem é o seu público-alvo, quais são os seus pontos de melhoria para em seguida, construir uma mensagem que resolve as preocupações comuns em todas as fases.

Quais elementos devem ser considerados em um e-mail marketing B2B

É importante também considerar os seguintes elementos ao elaborar uma campanha de marketing digital B2B:

  • Você estará em contato com funcionários e líderes ocupados. Seus leitores provavelmente recebem centenas de e-mails por dia e se seu conteúdo for considerado irrelevante, muito extenso ou em grande quantidade, certamente não será lido.

            Tenha sempre em mente que o conteúdo deve ser objetivo, claro e sucinto.

  • Seu alvo pode ou não estar no controle do orçamento da companhia. Eu sei que às vezes o seu e-mail marketing pode ser enviado com o objetivo de incentivar ações ou metas de cunho financeiro, porém, às vezes o contato não pode oferecer este tipo de resultado e isso pode só dificultar o relacionamento com a organização.
  • Você precisa de incentivos sólidos para enfrentar os pontos de melhoria. Em outras palavras, por que as pessoas devem abrir seu e-mail? Será que as informações contidas no e-mail serão úteis no seu trabalho do dia a dia? Se não for possível perceber o valor da sua mensagem, ela pode não ser lida ou interpretada da maneira incorreta.

Você não pode confiar apenas no interesse natural como você faria com B2C, afinal o público-alvo é completamente diferente.

Caso você esteja com a sensação de que escrever um e-mail marketing para o público B2B é mais complicado, você está certo.

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O conteúdo é muito mais importante

Quando falamos de conteúdo B2B o cuidado deve ser muito maior.

Todo esse cuidado se deve ao fato de toda comunicação B2B precisar apresentar conteúdo com mais seriedade e também ainda mais relevante pois será sempre pelo profissionalismo e riqueza do conteúdo que você terá sucesso na estratégia de marketing digital.

Para você ter algumas dicas sobre como criar conteúdos relevantes para o setor B2B, aqui vão algumas dicas valiosas:

Coloque-se na mente das pessoas que compõem sua audiência. Eles são profissionais ocupados e desejam acesso rápido as mensagens que possam beneficiar na execução de sua função dentro da organização, de maneira profissionalmente falando.

Poupe o tempo da audiência e evite informações irrelevantes. Eles não têm o tempo ou incentivo para ler comunicações irrelevantes, isso pode causar barreiras na comunicação e até mesmo causar descadastramento.

Evite ruídos na comunicação. Para evitar problemas de relacionamento e ruídos na comunicação, procure segmentar sua lista de e-mails por assunto e frequência, de maneira que tudo seja considerado relevante para os leitores.

Cuidado com a mensagem. Escolher as palavras e a entonação da mensagem é algo extremamente importante, pois quando falamos com um público B2B, a formalidade e a objetividade são elemento essenciais quando nos comunicamos com outras empresas.

A objetividade é fundamental e vai garantir que seus e-mails sejam sempre lidos pelas empresas, por isso, evite mensagens muito longas ou repetitivas.

O assunto é a chave no seu e-mail marketing B2B

Como já falamos muito por aqui, o assunto é responsável pelo gatilho de abertura dos e-mails, e para os e-mails marketing B2B essa premissa é ainda mais forte.

Para você entender como montar um assunto para e-mail marketing B2B de maneira eficiente, separamos algumas dicas que vão deixar o processo mais simples, confira:

O assunto do e-mail deve ser chamativo, e em alguns casos é bem legal que contenha o nome da empresa que irá receber, isso chama bastante atenção do leitor.

Além disso, ele deve conter entre 50 e 60 caracteres, assim não fica muito extenso para ler e ruim a ponto do leitor não saber do que se trata.

Mostrar os benefícios contidos no e-mail também é uma boa estratégia para chamar atenção para o assunto do e-mail e garantir que ele seja aberto.

O senso de urgência também é algo bastante utilizado e pode funcionar, no entanto, tenha cuidado para não criar algo forçado, pois o resultado pode ser o oposto. Especialmente para os e-mails B2B.

Criar a identificação com os públicos é algo que funciona muito bem e pode ser usado nos outros elementos que já mostramos por aqui também, não somente no assunto do e-mail.

Fuja de estereótipos, evite discursos racistas ou que alguma minoria possa se sentir ofendida. Isso é delicado e muitas vezes não vemos problemas, mas outras pessoas enxergam. Todo cuidado é pouco.

A imagem é importante em e-mails marketing B2B, mas não fundamental

Esta talvez seja uma das maiores diferenças entre um e-mail marketing B2B e um e-mail marketing B2C.

Quando falamos em um e-mail B2C as imagens são imprescindíveis e podem funcionar muito bem para dialogar com a audiência. Neste modelo também, diversos formatos de imagens, tais como vídeos, animações e até GIF’s são extremamente bem-vindos.

No entanto, quando falamos de e-mail marketing B2B é importante ter cuidado ao fazer uso de imagens. Elas não são proibidas, mas te aconselho a ter cuidado ao selecionar. Todas precisam apresentar certo profissionalismo, sobriedade e estarem completamente alinhadas com o assunto e contexto do conteúdo do e-mail.

Com todas essas informações, tenha em mente que uma boa imagem pode ajudar, assim como uma imagem ruim pode atrapalhar a sua reputação.

Além disso, é importante que dentro do contexto não tenham mais de duas imagens por e-mail, assim o layout do e-mail fica terá mais clareza e não ficará carregado de informações desnecessárias.

Compreenda o ciclo de negócios dos seus clientes B2B

Esse item pode soar estranho, mas é completamente importante na hora de comunicar, afinal, as pessoas – nem as empresas, se engajam naquilo que não conhecem.

Compreender ciclos de compras e compradores B2B é necessário. Qual o tipo de conteúdo é mais eficaz para alcançá-los?

E-mail marketing é um método escalável, mensurável de comunicação, usado como ferramenta de marketing digital, e se visto como um fator que contribui positivamente – e não como uma solução para ser usada isoladamente, pode ser incrivelmente poderoso.

Se você alinhar sua estratégia de e-mail com o ciclo de vendas dos seus clientes B2B, você pode direcionar melhor o seu conteúdo e atingir seu público com o tipo de mensagem mais relevante no momento certo do ciclo.

E ainda, se você está abordando os conteúdos de maneira enfraquecida, uma boa solução é segmentar suas listas enviando conteúdo direcionado relevante diferente para cada grupo para obter a melhor resposta.

Conclusão

Entender e absorver como escrever o e-mail marketing B2B é algo extremamente estratégico e pode significar ótimas taxas de sucesso.

Pensando nisso, hoje você aprendeu seis dicas infalíveis para escrever e-mail marketing B2B confira:

Antes de mais nada vamos entender o que é o público B2B: empresas que prestam serviços para outras empresas e não para o consumidor final.

Já o B2C é a siglas em inglês utilizada para abreviar a frase Business to Consumer. Ou seja, empresas que prestam serviços para o consumidor final.

É importante também considerar os seguintes elementos ao elaborar uma campanha de marketing digital B2B:

Quando falamos de conteúdo B2B o cuidado deve ser muito maior;

Em um e-mail B2C as imagens são imprescindíveis e podem funcionar muito bem para dialogar com a audiência.

[NOTA: Para aplicar as estratégias de e-mail marketing no seu negócio, você precisa de uma plataforma que atenda todas as suas necessidades. Comece o seu teste gratuito com a nossa ferramenta de email marketing agora mesmo clicando aqui.]

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