O Que é E-mail Marketing e Quais São os Benefícios Para o Seu Negócio?

O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante que surgiu do Marketing Digital. Sua eficiência foi tão grande, que hoje faz parte de muitas estratégias de negócios.

Mas muita gente ainda não sabe exatamente do que se trata o e-mail marketing e quais são seus benefícios para o negócio.

Pensando nisso, hoje elaborei um guia completo para você entender de uma vez por todas como o e-mail marketing vai deixar seu número de vendas nas alturas.

Confira a seguir o que preparei:

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação da empresa com seus públicos de interesse, como por exemplo, clientes, fornecedores, entidades de classe e etc.

Apesar do e-mail marketing ter sido considerado durante muito tempo como sinônimo de spam e comunicações invasivas feitas pelas empresas, as coisas começaram a mudar.

Graças ao avanço de ferramentas de automação de marketing e o aumento da utilização da internet como meio de comunicação, esse canal se tornou a melhor maneira de comunicar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Além disso, o e-mail marketing se tornou uma ferramenta para profissionais de marketing digital e inbound marketing, e se solidificou como um meio bastante democrático de se atingir bons resultado em vendas e relacionamento.

E não é à toa esse sucesso todo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online possuem contas de e-mail, nesse público, 60% utilizam o programa para envio de mensagens eletrônicas todos os dias.

Portanto, ao contrário do que muitos acreditavam, o e-mail marketing não morreu e ainda pode ser considerado uma ótima maneira de aumentar suas vendas e o seu negócio. E a imagem de funcionar apenas como “mala direta” ficou no passado.

Alguns tipos de e-mails marketing mais comuns são: promoções, envio de newsletter, confirmações de compra pela internet, captação de cliente e fidelização.

Aproveite o grande alcance que o e-mail marketing proporciona

O e-mail marketing é uma das maneiras mais fáceis de atingir um grande número de pessoas com a sua comunicação, seja ela de qualquer natureza.

Segundo um estudo realizado pela Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. Esse número representa mais de um terço da população mundial.

Muitas vezes, as pessoas possuem mais de uma conta de e-mail, o pessoal e o corporativo, e isso representa o dobro de oportunidades para a sua estratégia de e-mail marketing.

Além disso, nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais, como por exemplo confirmação de compras e pagamentos.

Toda vez que criamos uma conta ou fazemos login em qualquer site, utilizamos nosso endereço de e-mail para acessar as informações. Assim, ele é uma parte essencial das atividades dos usuários da Internet.

Outra grande vantagem do grande alcance do e-mail marketing é que você sabe exatamente quantas pessoas receberão a sua comunicação.

Por exemplo, se tiverem 20 e-mails na sua lista, serão 20 pessoas que receberão o e-mail. Isso ajuda na hora de mensurar a efetividade da sua estratégia de marketing digital, pois nenhuma outra ferramenta oferece números de alcance tão precisos.

Flexibilidade de formatos

O e-mail marketing é uma verdadeira tela em branco esperando que a estratégia de marketing venha dar a entonação e a “cara” desejada.

Essa é uma das grandes vantagens dessa ferramenta, você pode adicionar textos, imagens, vídeos, GIF’s e tudo isso junto no layout que desejar.

Existem estratégias que o e-mail contém somente textos para dar um “ar mais intimista” na mensagem ou diversos elementos gráficos para deixar o e-mail marketing mais promocional. O que manda é o seu objetivo de negócio.

Com as funcionalidades mais comuns dessa ferramenta, você pode: comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ter o formato e o tamanho que desejar.

Claro que existem “boas práticas” importantes, que te ajudam a alcançar melhores resultados e evitam problemas. Entre elas estão: fuja de estereótipos, evite discursos racistas ou que alguma minoria possa se sentir ofendida. Isso é delicado e muitas vezes não vemos problemas, outras pessoas enxergam. Todo cuidado é pouco.

Além disso, uma boa imagem pode ajudar, assim como uma imagem ruim pode atrapalhar a sua reputação. Fique atento.

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O que você precisa saber para começar a usar o e-mail marketing

Para garantir que o seu planejamento de marketing digital esteja estruturado da maneira correta, existem alguns elementos que você vai precisar:

São três ingredientes fundamentais para garantir um e-mail marketing campeão: um domínio ou endereço eletrônico (por exemplo, “google.com.br”) uma ferramenta para disparo de e-mail marketing e um time de marketing para executar a estratégia.

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial. Como é o caso do Mensagex que atende a todos os níveis de necessidade. Você pode enviar e-mails para os seus clientes em poucos minutos. O Mensagex é um sistema otimizado para entregas na caixa de entrada. E você ainda recebe 200 envios grátis.

Por isso, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeirovocê não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita em pouco tempo. Tudo vai depender da qualidade da sua lista.

A função de engajamento do e-mail marketing e as vantagens das boas práticas

Apesar de ser frequentemente encarado como uma comunicação promocional, o e-mail marketing vai muito além disso.

Quando um usuário das redes sociais ou um cliente fornece o endereço de e-mail para o envio de comunicação, isso significa um interesse claro em receber informações e isso merece ser valorizado e também respeitado com o envio de informações relevantes e transparentes.

Afinal, nosso e-mail é o que utilizamos não só para receber mensagens de empresas que gostamos, mas também para nos relacionar com amigos, família e colegas de trabalho.

Entender esse “limite” ajuda a manter um relacionamento considerado valoroso para ambas as partes e evita que hajam reclamações e até mesmo descadastramentos da sua lista de e-mail marketing.

A frequência de envios também é fundamental para garantir uma boa manutenção do relacionamento com a audiência.

Todas essas boas práticas fazem com que o e-mail marketing seja bem recebido pelo leitor e assim os resultados dos envios sejam melhores devido ao engajamento. Ou seja, aproveite as boas práticas do e-mail marketing, pois elas geram engajamento e ajudam a aumentar e melhorar os resultados da sua campanha.

Indo um pouco mais a fundo no engajamento, é importante que se busque engajamento da audiência com o objetivo de engajamento de leads, promoção dos conteúdos, educação de leads e aumento de vendas.

Como construir uma lista e-mail de qualidade?

A construção de uma lista de e-mails de qualidade é o caminho mais sólido e lucrativo para sua estratégia de marketing digital.

O primeiro passo para começar a coletar e-mails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus endereços eletrônicos para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades.

Algumas ferramentas facilitam essa coleta de e-mails, mas o uso de cada uma delas será mais indicado de acordo com a plataforma em que seu site está hospedado, como por exemplo WordPress ou Tumblr.

É importante ter em mente também que quanto mais simples for o processo para seus usuários cadastrarem seus e-mails, mais endereços você vai coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu blog. Busque caminhos intuitivos.

Cuidado ao solicitar mais de uma informação na hora do cadastro do e-mail. Apesar de não ser considerado algo errado, é fundamental que seja um processo simples e também que as informações pedidas sejam imprescindíveis para o processo, fora isso você ficará com dados inutilizados e irá dificultar o cadastramento.

E por fim, lembre-se que construir uma boa lista de e-mails envolve dois elementos fundamentais: conseguir novos contatos e manter os que você já tem.

Para manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes. Caso contrário, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar.

Conclusão

Hoje você aprendeu que o e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação da empresa com seus públicos de interesse, como por exemplo, clientes, fornecedores, entidades de classe e etc E que suas principais funcionalidades são:

O e-mail marketing é uma das maneiras mais fáceis de atingir um grande número de pessoas com a sua comunicação, seja ela de qualquer natureza.

O e-mail marketing é uma verdadeira tela em branco esperando que a estratégia de marketing venha dar a entonação e a “cara” desejada.

Para garantir que o seu planejamento de marketing digital esteja estruturado da maneira correta, existem alguns elementos que você vai precisar.

Apesar de ser frequentemente encarado como uma comunicação promocional, o e-mail marketing vai muito além disso.

A construção de uma lista de e-mails de qualidade é o caminho mais sólido e lucrativo para sua estratégia de marketing digital.

[NOTA: Para aplicar as estratégias de e-mail marketing no seu negócio, você precisa de uma plataforma que atenda todas as suas necessidades. Comece o seu teste gratuito com a nossa ferramenta de email marketing agora mesmo clicando aqui.]

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