Seja um Expert com o Glossário de E-mail Marketing

Na hora de escrever um e-mail marketing existem diversos termos que podem te deixar em dúvida, você conhece todos eles?

Assim como em outras atividades, o Marketing Digital possui alguns vocabulários específicos e para quem está começando agora ou buscando se aprofundar mais no assunto, as palavras podem ser um pouco confusas.

Mas não se preocupe, porque a partir de agora, você irá conhecer todos os termos do e-mail marketing com o glossário que preparei pra você, a seguir:

  •  A

Above the Fold

Essa expressão é muito comum e significa Acima da Quebra. Ela faz referência a parte do e-mail que é visível sem rolagem, onde acontece o primeiro contato com o leitor. Por isso é considerada a área mais valiosa do e-mail marketing.

Alternative text ou Alt text

Na tradução do inglês: texto alternativo. É o texto utilizado para descrever uma imagem. Quando o navegador não conseguir carregá-la, este texto aparecerá no lugar.

API

Sigla em inglês para Application Programming Interface, em português Interface de Programação de Aplicações. É um conjunto de padrões de programação que permite a integração entre um software e outro.

Automação de Marketing

Mecanismo de disparo de e-mails, mensagens e ações automáticas com integrações.

Autorrespostas

Recurso que permite o envio de e-mails automáticos como resposta a uma determinada interação com o cliente.

  • B

B2B ou Business to Business

Tradução do inglês: negócio para negócio. Negócio ou empresa que comercializa produtos e serviços destinados a outras empresas, sem envolver o consumidor final.

B2C ou Business to Consumer

Na tradução: negócio para consumidor. Negócio ou empresa que comercializa produtos e serviços destinados para o consumidor final.

Big Data

Tecnologia de análise de dados utilizada para personalizar ações de e-mail marketing.

Blacklist ou lista negra

Termo usado para classificar domínios como remetentes ruins pela prática de spam.

Bounce

Termo utilizado para todos os e-mails que retornam devido a algum erro, sem serem entregues ao destinatário.

  • C

Call to Action

A Chamada para ação, geralmente, aparece em forma de botão, com um texto que convida o leitor a realizar determinada ação, como por exemplo: “Clique aqui” ou “Se inscreva já”.

Campanha

Conjunto de mensagens publicitárias criadas para a divulgação de ofertas, produtos, serviços ou novidades da sua empresa.

Conversão

Converter (transformar) leads (contatos) em clientes, através de campanhas promocionais via e-mail marketing.

CPA ou Custo por Aquisição

Cálculo utilizado para contabilizar o valor investimento em cada conversão de leads.

CPC ou Custo Por Clique

Métrica utilizada para medir a eficiência de uma campanha. Para o cálculo é utilizado o valor total da campanha, dividido pelo número de cliques.

CRM ou Customer Relationship Management

É o sistema para gestão de uma base de clientes.

  • D

DNS ou Sistema de Nomes de Domínios

Serviço disponível na internet que traduz nomes de domínios em endereços IP.

  • E

E-mail Marketing

Ferramenta de marketing digital ágil e eficaz para estreitar o relacionamento entre marcas e clientes.

E-mails transacionais

Tipo de e-mail marketing caracterizado pela sequência de e-mails automáticos com conteúdo personalizado que acompanha o comportamento dos consumidores.

Engajamento

Nome dado ao estímulo de interação entre marca e consumidor.

Entregabilidade

Conjunto de estratégias, normas e boas práticas estabelecidas pelos Provedores de Serviços de Internet com o objetivo de alcançar o destino final desejado: a caixa de entrada.

  • F

Feed RSS

E-mail enviado aos assinantes da sua base de contatos sempre que o conteúdo do blog é atualizado.

Funil de Vendas

Representação, em forma de pirâmide inversa, que separa os diferentes estágios dos consumidores, que vai desde os visitantes, sem predisposição de compra, até os potenciais clientes, também denominados leads.

  • G

GIF

Recurso de imagem popular, divertido, informal e curto que troca a imagem estática por uma rápida animação.

Google Adwords

Serviço de publicidade do Google utilizado pelos sites para a criação de anúncios pagos, com o intuito de aumentar a visibilidade nas páginas de busca.

Google Analytics

Serviço gratuito do Google utilizado por sites e blogs para medir estatísticas de visitação.

  • H

Heading Tags (H1, H2, H3 e etc.)

Recurso de programação em HTML para apresentar títulos e subtítulos, além de contribuir para posicionar seu site nas páginas de busca (Técnica de SEO).

HTML

Código utilizado para descrever a estrutura e o conteúdo em forma de texto e imagens das campanhas de e-mail marketing e também dos sites.

Hyperlink

Conteúdo clicável dentro de um texto, botão ou imagem, que direciona o usuário para outra página na web ou documento.

  • I

Inbox

Caixa de Entrada de cada usuário de e-mail, onde todas as campanhas de e-mail marketing desejam chegar.

Inbound Marketing

Estratégia de marketing voltada para a produção de conteúdo com foco em captação de clientes e venda.

IP exclusivo

Endereço de IP usado exclusivamente para o envio de campanhas de e-mail marketing. Com este recurso, é possível preservar a reputação e aumentar a taxa de entrega.

  • K

KPI

Métricas numéricas que medem o desempenho dos processos da empresa e colaboraram para que você alcance seus objetivos.

  • L

Landing Page

Página da internet criada para captação de Leads (contatos) para sua lista de e-mail marketing. Pode conter itens como e-books e artigos.

Layout

Recursos visuais e estruturais de uma página.

Lead

Visitantes convertidos em potenciais clientes após, deixarem dados pessoais em um formulário de cadastro.

  • M

Mailing

Lista de contatos composta por endereços de e-mails.

Marketing Digital

Ações de comunicação e marketing que utilizam os meios digitais como canais de divulgação.

Métricas

Ferramentas utilizadas no processo de mensuração da efetividade das campanhas de e-mail marketing.

  • N

Newsletter

Tipo de e-mail marketing periódico que contém notícias ou novidades de uma empresa.

  • O

Opt-In

Termo que se aplica às regras de envio para que os destinatários autorizem o recebimento das campanhas de e-mail marketing.

Double Opt-In

Na tradução: optar por. A confirmação do opt-in por meio do e-mail recém-cadastrado, serve como garantia do consentimento para integrar sua lista de contatos.

Opt-Out

Tradução do inglês: excluir. Link para descadastro da lista de contatos para e-mail marketing. Indicador importante.

  • P

Persona

É a personificação da pessoa que faz parte do grupo que vai compor seu público-alvo. Em outras palavras, ele é ‘construído’ a partir do mapeamento das principais características de seu público-alvo.

Personalização

Técnica de produção de conteúdo específico para atender cada segmentação de uma lista de contatos, além de tratamento direto na saudação do e-mail, por exemplo.

  • R

Reputação

Demonstra se o remetente e o IP de origem da mensagem são confiáveis.

Responsive Design

O design responsivo é projetado para se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, desde o monitor de um computador de mesa até tablets e celulares. Muito importante nos dias atuais.

ROI ou Retorno sobre investimento

Mede o custo/benefício de uma campanha.

  • S

Segmentação

Divisão por características em comum dos contatos de uma lista de endereços de e-mail.

SEM ou Marketing Engine Optimization

Conjunto de estratégias de marketing com o intuito de promover um site nas principais páginas de busca por meio de investimentos na busca orgânica e nos links patrocinados.

SEO ou Search Engine Optimization

Conjunto de técnicas de escrita com o intuito de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca por meio da busca orgânica.

Spam

Prática abusiva, que invade a privacidade dos usuários por meio de e-mails enviados indiscriminadamente, sem o consentimento devido.

Spam Trap

Ferramentas utilizadas por provedores de e-mail para identificar remetentes de mensagens indesejadas para usuários que não são opt-in.

  • T

Taxa de Abertura

Número de pessoas que abriram o e-mail, dividido pelo número de pessoas que receberam.

Taxa de Cliques

Mede o retorno da campanha com base na interação por meio dos cliques em links.

Taxa de Conversões

Índice de destinatários que geraram leads.

Trigger

Ações que funcionam como gatilhos para despertar o interesse de compra e conversão de contatos em leads.

  • U

URL

Endereço de internet para acessar websites.

Usabilidade

Experiência de um usuário no site da empresa ou na Landing Page.

  • V

Visibilidade

Índice de facilidade ou dificuldade para que um site possa ser encontrado em um buscador.

  • W

Web Analytics

Processo de e-mail marketing que permite medição, coleta e análise de relatórios embasados em dados de navegação e interação com o objetivo de otimizar resultados. Uma das ferramentas mais conhecidas é o Google Analytics.

Whitelist

Conjunto de e-mails, domínios ou endereços IP, previamente aprovados, sem a necessidade de serem submetidos a filtros anti-spam. Ao integrar esta lista, sua empresa é vista como remetente confiável e isenta da prática de spam.

Conclusão

A partir de agora, você não terá mais dúvidas sobre os termos usados no cotidiano da prática de e-mail marketing.

Vamos relembrar alguns dos principais termos:

  • Spam

Prática abusiva, que invade a privacidade dos usuários por meio de e-mails enviados indiscriminadamente, sem o consentimento devido.

  • SEO ou Search Engine Optimization

Conjunto de técnicas de escrita com o intuito de melhorar o
posicionamento de um site nos mecanismos de busca por meio da busca orgânica.

  • Campanha

Conjunto de mensagens publicitárias criadas para a divulgação de ofertas, produtos, serviços ou
novidades da sua empresa.

  • E-mail Marketing

Ferramenta de marketing digital ágil e eficaz para estreitar o relacionamento entre marcas
e clientes.

Fonte: Dicionário do Marketing

 

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