E-mail marketing para restaurantes: como atrair mais clientes?

Benefícios do e-mail marketing para restaurantes

Nós já conhecemos todo o potencial do e-mail marketing para vendas, mas qual o potencial para a área de alimentação? De acorda com a SinglePlatform, restaurantes gastam em média 15% do seu orçamento em e-mail marketing.

O site The Rail diz que mais de um terço dos proprietários de restaurantes enviam e-mails mensalmente, dentre eles 71% usam seus e-mails para enviar detalhes de seus eventos. Eles inclusive mostram dados onde a média das bases de e-mails de restaurantes giram em torno de 10 mil inscritos com uma média de leituras de 19,3%.

E qual a média de retorno sobre o investimento? Em termos gerais, a média é de mais ou menos R$ 44,00 a cada R$ 1,00 investido.

Outros benefícios inclusos:

  • Torna mais fácil o pequeno e médio negócio a competir com os grandes do mercado
  • Constrói o reconhecimento de sua marca
  • Aumenta a recorrência do seu cliente ao estabelecimento. Segundo o site Gourmet Marketing, 70% dos clientes querem receber e usar cupons de desconto

Para proprietários de restaurantes, como para diversos negócios, e-mail marketing continua send um dos canais mais efetivos para se comunicar com os clientes. Muito melhor que as mídias sociais que hoje em dia acabam não entregando tudo que é postado.

E como usufruir de todos esse potencial se você nunca fez ou acaba fazendo “de vez em quando”.

Crie uma lista de e-mail

Se você está começando com e-mail marketing para os seu restaurante, você vai primeiro precisar de uma ferramenta de e-mail marketing como a nossa do Mensagex. Pois enviar manualmente você acaba tendo problemas com bloqueio de seu e-mail e também não consegue mensurar o resultado, já que você não consegue saber quem leu ou clicou em suas mensagens.

Para quem já tem e-mail

Se você já vem coletado os e-mails de seus clientes você já está um passo a frente. Basta colocar todos os seus e-mails numa planilha Excel ou arquivo texto e importar na sua conta. O sistema já detecta e-mails errados e repetidos. Desta forma você já terá uma base de e-mails pronta para enviar no mesmo dia.

Não tenho e-mails e agora?

Não tem problema nenhum, você vai levar alguns dias para obter seus primeiros e-mails mas depois do processo estabelecido sua base crescerá exponencialmente durante o tempo. Se você tem um site nós fornecemos um código para ajudar obter novos e-mails online ou você também pode coletar os e-mails no final de cada conta paga em seu estabelecimento, tente oferecer algum benefício na troca do e-mail.

Algumas ideias que podem lhe ajudar:

  • Adicionar um aperitivo gratuito ou um desconto no site para quando a pessoa fornecer o e-mail
  • A cada e-mail enviado, incluir no final um link para um desconto ou site de recomendação de amigos em troca de benefícios
  • A cada conta fecha, oferecer um formulário em papel obtém e-mail e nome apenas. Não recomendamos colocar muitos campos, pois os clientes acabam desistindo. E claro, pra quem preencher ganha algum benefício.

Existem também técnicas avanças de anúncios em rede sociais, aonde você pode buscar novos clientes através de sua lista ou através de interesses. Mas deixaremos isso para um outro post. Caso queira mais informações não deixe de falar conosco!

Enviar e-mails promocionais e de relacionamento

As melhores campanhas de e-mail para restaurantes incluem dois tipos de e-mails: e-mails de relacionamento e e-mails promocionais.

E-mails de relacionamento ajudam a construir o relacionamento com seu cliente através de informativos como novos produtos, novidades no estabelecimento e até o seu cardápio. Já os e-mails promocionais servem para o envio de promoções e informações de vendas, neste o foco já é mais benefícios financeiros ou efetuar uma venda online.

Algumas ideias que podem lhe ajudar

  • Destaque novos itens ou mudanças no cardápio, especial do dia ou do chefe, cardápio executivo ou happy hour etc.
  • Conte a história de como o restaurante começou
  • Apresente a equipe por trás do restaurante, como os proprietários, garçons e muitos outros.
  • Mostre como fazer algumas receitas. Um exemplo é do restaurante Jean-Georges que criou um vídeo mostrando uma receita de época.
  • Dicas de preparação de alimentos e refeições
  • Compartilhamento de notícias, avaliações ou coberturas positivas do seu estabelecimento.
  • E-mails de aniversário oferecendo uma sobremesa gratuita.
  • E-mails requisitando sugestões ou críticas.
  • Além de enviar descontos, cupons e promoções.

Melhores práticas de e-mail marketing para restaurantes

O ideal para iniciar o relacionamento é enviar um e-mail de boas vindas, fazendo uma breve apresentação e já estabelecendo um contato com o cliente. O ideal é que esta mensagem seja enviada no mesmo dia do seu cadastro, então tente manter uma rotina de enviar e-mails diariamente para novos clientes. Se diariamente ficar difícil tente no menor intervalo possível.

Você irá precisar focar bastante no assunto do e-mail, que é o que faz seus clientes abrirem suas mensagens. Assuntos genéricos ou pouco atrativos pode arruinar o resultado de sua campanha. O ideal é que o assunto seja um resumo de sua mensagem ou que já diga qual benefício o cliente irá receber.

Algumas ideias de assuntos

  • Olá Maria, hoje é seu aniversário! Ganha uma sobremesa gratuita 😊
  • Hoje a pizza é por nossa conta, ganhe uma pizza pequena na compra de uma grande 🍕
  • Happy hour: beba a vontade e pague a metade 🍻

Lembre-se, segmentação e personalização do e-mail é tudo! Separe seus clientes por sexo, se são clientes de pratos executivos ou de final de semana, quem frequenta happy hour etc. Quanto mais relevante for a mensagem para o seu cliente, maior será seu retorno. O que adianta mandar uma promoção de prato executivo, para quem frequenta seu restaurante final de semana? Um e-mail começando com o nome da pessoa também ajuda bastante a criar a confiança deste cliente. Crie campanhas separadas para tipos de clientes distintos, é o ideal!

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